O negócio movimentou um total aproximado de R$ 200 milhões, investimento que reforça o modal ferroviário em direção ao norte do país. Produtos como soja e milho transportados neste sentido da ferrovia são exportados pelo sistema portuário de São Luís.
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Os vagões fabricados pela GreenBrier Maxion, em Hortolândia (SP), devem ser entregues ainda neste ano. Já as locomotivas, modelo ES43BBi, da Wabtec, fabricante instalada em Contagem (MG), serão entregues até dezembro de 2024.
No último ano, a movimentação de cargas no trecho operado pela VLI na Norte-sul teve aumento de 15% em comparação com 2021, para 15 milhões de toneladas.
Em abril deste ano, a companhia já havia anunciado a aquisição de 78 vagões para operação no mesmo trecho, em virtude da inauguração oficial de um fluxo de retorno de fertilizantes em parceria com a COPI (Companhia Operadora Portuária do Itaqui).
Esta operação foi resultado de investimentos de cerca de R$ 400 milhões, ligando o terminal da COPI no Maranhão ao Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins.
Segundo a companhia, no caso de uma eventual renovação antecipada da concessão da FCA, abre-se uma nova possibilidade para investimentos do gênero, em virtude do esperado aumento de volume de cargas.