Foram transportados em caráter experimental 545 metros cúbicos de etanol anidro, no fluxo que até então era feito por rodovia e demandava três caminhões, em média, para cada vagão carregado. O volume transportado irá abastecer postos da rede ALE no Maranhão.
Pela via rodoviária, o combustível percorria mais de 1.300 km para chegar a São Luís, destacaram as empresas, ressaltando que a distribuidora é cliente histórica da VLI e realiza com regularidade o fluxo oposto por trajeto ferroviário, movimentando combustíveis de São Luís a Porto Nacional.
“O fluxo de retorno representa um maior aproveitamento dos vagões utilizados no transporte de combustíveis, que fariam o trajeto de volta a São Luís vazios”, disse no comunicado o gerente comercial de Combustíveis da VLI, João Carlos Apolônio de Souza.
O gerente de Estratégia Logística da ALE, Elmer Vinhote, ponderou que a iniciativa teve caráter experimental, com o objetivo de avaliar a viabilidade da operação.
“Obtivemos êxito e a intenção agora é expandir essa modalidade em colaboração com a VLI, explorando mais a fundo essa estratégia, que ainda possui potencial pouco explorado pelo mercado”, afirmou.
Operado pela VLI, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul transporta produção do agronegócio da região de Matopiba para exportação pelo sistema portuário de São Luís, além de cargas como celulose e combustíveis –- nesse último caso, para abastecimento do mercado interno.
Em 2022, a VLI movimentou cerca de 15 milhões de toneladas na FNS, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.