VLI e ALE inauguram transporte de etanol pela Norte-Sul em direção a São Luís

22 de agosto de 2023
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A operação foi possível após a construção conjunta da solução logística por ambas as empresas.

A operadora logística VLI e a distribuidora de combustíveis ALE fizeram juntas em julho, pela primeira vez, um fluxo ferroviário de biocombustíveis de Porto Nacional (TO) a São Luís (MA), pela Ferrovia Norte-Sul, informaram as companhias em um comunicado nesta terça-feira.

Foram transportados em caráter experimental 545 metros cúbicos de etanol anidro, no fluxo que até então era feito por rodovia e demandava três caminhões, em média, para cada vagão carregado. O volume transportado irá abastecer postos da rede ALE no Maranhão.

Pela via rodoviária, o combustível percorria mais de 1.300 km para chegar a São Luís, destacaram as empresas, ressaltando que a distribuidora é cliente histórica da VLI e realiza com regularidade o fluxo oposto por trajeto ferroviário, movimentando combustíveis de São Luís a Porto Nacional.

A operação foi possível após a construção conjunta da solução logística por ambas as empresas.

“O fluxo de retorno representa um maior aproveitamento dos vagões utilizados no transporte de combustíveis, que fariam o trajeto de volta a São Luís vazios”, disse no comunicado o gerente comercial de Combustíveis da VLI, João Carlos Apolônio de Souza.

O gerente de Estratégia Logística da ALE, Elmer Vinhote, ponderou que a iniciativa teve caráter experimental, com o objetivo de avaliar a viabilidade da operação.

“Obtivemos êxito e a intenção agora é expandir essa modalidade em colaboração com a VLI, explorando mais a fundo essa estratégia, que ainda possui potencial pouco explorado pelo mercado”, afirmou.

Sem dar detalhes, Vinhote adiantou que há previsão de novos projetos em conjunto com a VLI — que tem a mineradora Vale como principal acionista.

Operado pela VLI, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul transporta produção do agronegócio da região de Matopiba para exportação pelo sistema portuário de São Luís, além de cargas como celulose e combustíveis –- nesse último caso, para abastecimento do mercado interno.

Em 2022, a VLI movimentou cerca de 15 milhões de toneladas na FNS, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.