Exportação de grãos da Ucrânia cai para 9,2 milhões de toneladas no acumulado da safra

Apresentado por
1 de novembro de 2023
Rodolfo Buhrer/Reuters

Bloqueio dos portos ucranianos do Mar Negro e os ataques russos são os principais motivos para a redução das exportações.

As exportações de grãos da Ucrânia caíram para 9,24 milhões de toneladas métricas até o momento na temporada de comercialização de julho a junho de 2023/24, mostraram dados do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

O ministério não forneceu dados comparativos exatos, mas disse que até 2 de novembro do ano passado a Ucrânia havia exportado 13,38 milhões de toneladas de grãos.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O volume exportado nessa temporada incluiu 4,6 milhões de toneladas de trigo, 3,8 milhões de toneladas de milho e 682.000 toneladas de cevada.

Na temporada anterior, a Ucrânia havia exportado 5,1 milhões de toneladas de trigo, 7,1 milhões de toneladas de milho e 1,1 milhão de toneladas de cevada.

Embora o ministério não tenha dado nenhuma explicação para a redução, os comerciantes e os sindicatos de agricultores disseram que o bloqueio dos portos ucranianos do Mar Negro e os ataques russos aos portos ucranianos no rio Danúbio são os principais motivos para a redução das exportações.