Café robusta sobe enquanto conflito no Mar Vermelho retarda embarques

Apresentado por
15 de janeiro de 2024

Pregão recuperou queda registrada no último dia de 2023

Os mercados de açúcar bruto e café arábica com sede em Nova York ficaram fechados nesta segunda-feira devido a feriado

Os contratos futuros do café robusta subiram nesta segunda-feira para o nível mais alto em pelo menos 16 anos, impulsionados pela escassez de oferta, já que o conflito no Mar Vermelho interrompeu o fluxo de grãos do Vietnã.

Os mercados de açúcar bruto e café arábica com sede em Nova York ficaram fechados nesta segunda-feira devido a feriado.

Contrato do café encerrou sessão em alta

O contrato março do café robusta subiu 1,6%, a 2.987 dólares por tonelada, após atingir o pico de US$ 2,9 mil dólares, que foi o preço mais alto em pelo menos 16 anos.

Operadores disseram que continuou a haver alguma interrupção no fluxo de suprimentos para a Europa do maior produtor de robusta, o Vietnã, causada por ataques a navios no Mar Vermelho.

“As importações de robusta de regiões-chave para a Europa estão se tornando caras e mais lentas em meio às tensões no Mar Vermelho”, disse o Rabobank em nota nesta segunda-feira.

A demanda também foi impulsionada por um aumento na utilização de café robusta, mais barato, em blends, em detrimento do arábica.

Açúcar branco também subiu

O contrato março do açúcar branco encerrou a sessão com alta de 1,3%, a US$ 626,20 dólares a tonelada.

Os negociantes afirmaram que o mercado continuou a obter apoio dos baixos estoques globais e das fracas colheitas na Ásia, embora a produção no centro-sul do Brasil tenha estado bem acima do ritmo da época passada.