Café robusta toca novo pico em 16 anos enquanto há desafios na oferta

Apresentado por
25 de janeiro de 2024
Café do Vietnã - Foto: Nacho Doce - Reuters

Problemas logísticos com os conflitos no Mar Vermelho, há problemas nas rotas de suprimentos de café

Os contratos futuros do café robusta na ICE atingiram novamente seu preço mais alto em pelo menos 16 anos nesta quarta-feira (24), enquanto os traders do maior produtor, o Vietnã, enfrentam desafios na oferta em meio a uma crise crescente no Mar Vermelho.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Café

O contrato março do café robusta fechou em alta de 25 dólares, ou 0,8%, a 3.207 dólares por tonelada, após atingir o pico de 3.254 dólares mais cedo — o maior valor desde que a forma atual do contrato começou a ser negociada em janeiro de 2008.

Os ataques dos houthis alinhados com o Irã no Iêmen a navios comerciais no Mar Vermelho atrasaram os envios de robusta para a Europa não só do Vietnã, mas também de fornecedores importantes como a Indonésia e a Índia.

O contrato março do café arábica caiu 1,8%, a 1,8945 dólar por libra-peso, tendo anteriormente atingido seu maior nível em quase um mês, a 1,9575 dólar.

Açúcar

O contrato março do açúcar bruto subiu 3%, para 24,46 centavos de dólar por libra-peso, depois de atingir seu nível mais alto desde o início de dezembro, a 24,54 centavos.

O contrato março do açúcar branco subiu 2,3%, para 685,30 dólares a tonelada.