Preços do etanol recuam nas usinas de SP antes do início da nova safra, diz Cepea

Apresentado por
19 de fevereiro de 2024

Usina de etanol de milho em Windsor, Colorado, nos EUA

Rick Wilking/Reuters

Vendas de etanol pelas unidades produtoras do centro-sul do Brasil totalizaram três bilhões de litros em janeiro

Os preços do etanol hidratado vendido nas usinas de São Paulo recuaram na média estadual pela segunda semana seguida, enquanto as cotações do álcool anidro tiveram a primeira queda em cinco semanas, em meio a incertezas dos agentes sobre a tendência do mercado antes do início da nova safra, avaliou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira (19).

O etanol hidratado fechou a semana passada em 2,1297 reais/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), baixa de 1,63% frente ao da semana anterior, após ter registrado alta de cerca de 15% nas usinas em janeiro.

Já o etanol anidro, utilizado na mistura com a gasolina, teve média de 2,3902 reais/litro (na usina), recuo de 2,31% no mesmo comparativo.

“Do lado vendedor, a postura foi relativamente firme ao longo do período, mas algumas usinas acabaram cedendo aos preços propostos pelo comprador, cenário que resultou em queda nos preços”, disse o Cepea.

“Esse comportamento do vendedor — de comercializar o etanol no curto prazo nos atuais preços — reflete a incerteza destes agentes quanto aos valores de negociação nas próximas semanas — vale lembrar que a entrada da próxima temporada 2024/25 se aproxima”, acrescentou o centro de estudos da Esalq/USP.

Contudo, o Cepea disse que o mercado de maneira geral “segue sem tendência definida” sobre o comportamento dos preços nesse período final da safra de cana 2023/24.

“Ressalta-se que, apesar de este ser período de entressafra de etanol de cana-de-açúcar, o spot nacional ainda recebe volume de biocombustível produzido a partir do milho”, destacou.

Para esta semana, distribuidoras devem seguir fazendo reposição de estoques após o período do Carnaval, “sobretudo devido à continuidade da relação favorável do etanol frente à gasolina nas bombas”.

As vendas de etanol pelas unidades produtoras do centro-sul do Brasil totalizaram 3 bilhões de litros em janeiro, o maior volume mensal desde outubro de 2020, informou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) na semana passada, destacando a vantagem de preços do etanol hidratado frente à gasolina nos postos.