Brasileiro é o novo campeão mundial de prova de café

Apresentado por
17 de abril de 2024
BSCA_Divulgação

Dionatan de Almeida, o melhor provador de café do mundo

O provador de café das fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas (MG), Dionatan de Almeida, é o mais novo campeão mundial do World Cup Tasters Championship, competição realizada entre os dias 12 e 14 de abril, em Chicago (EUA), durante a Specialty Coffee Expo. O título conquistado por ele é inédito para o Brasil.

Almeida competiu com outros 33 provadores de vários países. No Brasil, ele é o atual número um do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, um projeto do “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

“Estou muito feliz por trazer esse título inédito ao Brasil”, diz Almeida. No World Cup Tasters Championship, a prova consiste em medir a velocidade, habilidade e precisão na arte de diferenciar os sabores dos cafés especiais. Três xícaras são colocadas em um triângulo, sendo duas com cafés idênticos e uma diferente.

O brasileiro teve aproveitamento total na análise das oito xícaras propostas na final da competição, cravando o tempo de 2’19”.  Seu desempenho foi 10 segundos mais rápido do que a segunda colocada, a alemã Aurore Ceretta, e 32 segundos a menos do que o terceiro colocado, o neozelandês Han Jong Lee. Além disso, na semifinal, ele bateu o recorde mundial de menor tempo do campeonato, com o acerto das oito xícaras em 2’09”.

Leia também:

“Com esse, já temos dois mundiais, lembrando que o Boram Um é o atual campeão mundial Barista. Que venham muitos outros para que possamos celebrar e colher os frutos de toda a dedicação que temos aqui em nosso país”, diz Almeida. Ele se refere ao World Barista Championship, entre 21 e 24 de junho do ano passado, realizado em Atenas, na Grécia, durante a World of Coffee Expo, na qual Boram Um, da cafeteria Um Coffee Co., sagrou-se campeão mundial.

Descendente de sul-coreanos, o brasileiro Boram deixou o mercado financeiro em 2014 para se juntar ao pai, que cultiva café em Minas Gerais desde 2009. Boram deixou para trás 50 competidores ao preparar expressos, bebidas com leite e bebidas originais exclusivas em apenas 15 minutos.