O Conselho de Tendências do Whole Foods Market, rede de supermercados norte-americana que desde 2017 é uma subsidiária da Amazon, e que é composto por cerca de 50 especialistas, previu as 10 principais tendências em alimentos e bebidas para 2025. O conselho, ou Trend Council, inclui os chamados “foragers”, que são profissionais que viajam em busca de novos produtos ou fornecedores inovadores, além de compradores e especialistas culinários.
O relatório anual de tendências, que comemora seu 10º aniversário, é compilado com base na experiência da equipe, na observação das preferências dos consumidores e em sessões colaborativas com marcas emergentes e consolidadas. Com ele, a rede construiu uma reputação sólida como um “curador” de produtos inovadores, tornando suas previsões anuais sobre tendências uma referência confiável para consumidores e empresas.
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“Desde o início, o Whole Foods Market tem monitorado tendências e destacado inovações em alimentos e bebidas,” disse Cathy Strange, embaixadora da cultura alimentar do Whole Foods Market e membro do Conselho de Tendências, em comunicado à imprensa.
“De movimentos alimentares importantes relacionados ao bem-estar animal, clima e transparência até os gostos e preferências em evolução dos consumidores, as tendências alimentares moldam nossas conversas à mesa e inspiram algumas das melhores ideias e soluções para o futuro”, disse ela.
Estas são as previsões do Whole Foods Market para as tendências mais importantes em alimentos e bebidas para 2025:
Lanches Internacionais
Lanches salgados com sabores globais são uma maneira prática de apresentar aos consumidores novas experiências, mesclando alimentos tradicionais de diferentes culturas com combinações inovadoras.
Marcas podem contar suas histórias compartilhando suas raízes culturais, conectando consumidores a diferentes partes do mundo. Pense em pipoca com chili masala, doces mexicanos de chamoy, chips de algas coreanas e chips de arroz com chili e limão tailandês, entre muitos outros produtos que estarão nas prateleiras.
Bolinho Adaptável
Os bolinhos (dumplings) são elementos essenciais em diversas culinárias pelo mundo, tornando-os uma tendência universal. Disponíveis em formatos congelados ou de porção única estáveis à prateleira, muitos desses produtos têm raízes culturais, mas também são altamente adaptáveis, ideais para combinações inesperadas. Exemplos incluem Baozza! (pães recheados com sabor de pizza de pepperoni) e 365 by Whole Foods Market Chick’n Naan Bites.
Crocância: Textura do Momento
Segundo os especialistas do Whole Foods, os consumidores estão cada vez mais buscando itens crocantes para enriquecer refeições e adicionar textura a pratos matinal, almoço e jantar. De grãos crocantes e granolas a nozes germinadas e fermentadas, grão-de-bico torrado e chips de cogumelos, opções crocantes, doces e salgadas, estão se expandindo para temperos como chili crisps e salsa macha, adicionando textura a saladas, massas, pães e sobremesas.
Hidratação Melhorada
Atualmente, os consumidores procuram maneiras inovadoras de se manter hidratados além da água. Produtos como picolés com eletrólitos, água de coco com gás, água com clorofila e até água proteica dominam feiras de alimentos e bebidas. Novidades como águas de cacto, que contêm antioxidantes e eletrólitos, estão emergindo rapidamente como alternativas mais saudáveis às bebidas esportivas artificiais.
A Hora do Chá
O chá, em suas diversas variedades, continua ganhando popularidade nos EUA. Ele aparece como sabor em sobremesas e granolas (chai, Earl Grey, London fog), como ingrediente em coquetéis artesanais e infusões, e em novos formatos como tiras para infusão e sachês para garrafas de água.
Produtos como chás com leite à base de plantas e chás espumantes estão em alta, seguindo tendências anteriores de infusões com adaptógenos. O Whole Foods prevê até que festas de chá ao estilo vintage possam substituir o happy hour, alinhadas à tendência de consumo reduzido de álcool.
Compostáveis de Próxima Geração
Empresas que não conseguem eliminar completamente as embalagens de seus produtos estão buscando tornar elementos delas compostáveis. Algumas marcas, como a Compostic, vão além ao criar produtos como filmes plásticos que podem ser compostados em casa, sem necessidade de processos comerciais.
Bebidas Mais Sustentáveis
Marcas de bebidas alcoólicas inovadoras estão indo além do orgânico, adotando práticas regenerativas e embalagens de menor impacto. Por exemplo, a Sustainable Wine Roundtable, da qual o Whole Foods Market é membro fundador, tem como objetivo reduzir o peso das garrafas em 25% até 2026. Algumas marcas de cerveja e uísque estão contribuindo ao usar ingredientes como fonio resistente à seca ou kernza cultivada de forma regenerativa.
Sourdough Refinado
Durante a pandemia, o pão sourdough ganhou destaque entre os padeiros caseiros. Agora, os especialistas do Whole Foods veem essa tendência expandindo-se para os corredores de supermercados em formas tradicionais e inovadoras.
Os consumidores estão adotando o sourdough em produtos como massas de pizza, flatbreads, brownies, biscoitos, chocolates e mais. A varejista também está lançando variedades de pães sourdough em sabores únicos, como Abóbora com Cúrcuma, feitos na padaria do Whole Foods Market.
Ingredientes Aquáticos à Base de Plantas
Com o contínuo interesse em algas marinhas e outras plantas aquáticas como fontes sustentáveis de proteínas e nutrientes, a tendência está se voltando para alimentos feitos com uma variedade maior de vegetais de água salgada e doce.
Por exemplo, o musgo marinho se tornou um ingrediente popular em bebidas e gomas. A lentilha-d’água, também conhecida como duckweed, está emergindo graças ao seu alto teor de proteínas.
Poder das Proteínas
Os consumidores buscam incorporar mais proteínas em sua dieta, além de pós e barras tradicionais, especialmente nas refeições. Estão particularmente interessados em proteínas animais, incluindo as vísceras, destacadas como superalimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais.
Especialistas do Whole Foods acreditam que os consumidores começarão a buscar blends de carne que combinem carne tradicional, como carne moída, com miúdos, facilitando o consumo dos benefícios nutricionais sem a necessidade de preparo especializado.
Por que o Whole Foods Market Dita Tendências Alimentares?
Fundado em 1980, o Whole Foods Market é uma rede de supermercados norte-americana conhecida por se especializar em alimentos naturais e orgânicos. Além dos EUA, está presente no Canadá e no Reino Unido. Somente nos EUA, a rede possui atualmente 517 lojas distribuídas em 45 estados. Confira 5 motivos pelos quais a rede dita tendências:
1- Pioneirismo em alimentos naturais e orgânicos
O Whole Foods Market sempre esteve na vanguarda do mercado de alimentos ditos saudáveis, investindo em produtos que antecipam mudanças nos hábitos de consumo. Seu foco em sustentabilidade, bem-estar animal e transparência alinha-se com as preocupações crescentes dos consumidores em relação à saúde e ao meio ambiente.
2- Rede global de fornecedores
Com centenas de lojas em países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a empresa tem acesso direto a uma ampla gama de fornecedores locais e internacionais. Essa rede permite que eles identifiquem inovações e novos produtos antes de outros varejistas.
3- Conselho de Tendências
O Trends Council da Whole Foods Market avalia tendências com base em dados, observação de preferências de consumo e colaborações com marcas emergentes. As análises do conselho se tornam referência para produtores, consumidores e outras empresas do setor.
4 – Influência sobre o consumidor
Os clientes do Whole Foods Market geralmente são consumidores dispostos a pagar por produtos de qualidade superior. Ao introduzir novos itens ou destacar tendências, a rede influencia diretamente o comportamento de compra desse público, que muitas vezes serve de termômetro para o restante do mercado.
5- Foco em inovação
A empresa está constantemente experimentando novas categorias de alimentos, bebidas e embalagens, promovendo ideias que posteriormente se tornam padrões na indústria. Por exemplo, tendências como alimentos à base de plantas, produtos orgânicos acessíveis e embalagens compostáveis ganharam força após terem sido promovidas pela rede.
*Claudia Alarcón é colaboradora da Forbes EUA desde 2018. É antropóloga pela Universidade do Texas em Austin, com especialização em Estudos Latino-Americanos. Divide seu tempo entre México, Texas e Reino Unido. (Texto traduzido e adaptado com adição de conteúdo por Forbes Brasil)