A Mars Incorporated, especializada em produtos e serviços de chocolates, gomas, balas, alimentos e petcare, assumiu o compromisso de tornar o ambiente entre seus colaboradores mais inclusivo. Com a intenção de promover maior igualdade no mercado e valorizar mais mulheres no time, a companhia estabeleceu como meta global ter posições de liderança 100% equilibradas em termos de gênero em todas as suas 80 operações no mundo. Hoje, no Brasil, a marca tem 30% de mulheres na liderança em posições gerenciais e 40% nas áreas operacionais.
“Nosso objetivo em todas as unidades de negócio é alcançar 100% de equilíbrio de gênero entre as equipes de liderança globalmente”, conta Marcele Gianmarino, gerente de diversidade e inclusão da Mars Brasil. A executiva, que assumiu o desafio de acelerar a transformação na companhia, afirma que a empresa já aumentou a proporção de mulheres nestes cargos em mais de um terço nos últimos anos.
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Para apoiar ainda mais as contratações, a empresa está investindo em um processo seletivo mais inclusivo, trabalhando com intencionalidade no recrutamento de candidatos para a ampliação do quadro de mulheres em todos os níveis e áreas funcionais, principalmente em média e alta gestão. Além disso, a Mars uniu-se à agência de ajuda humanitária CARE para doar US$ 10 milhões para apoiar 50 mil mulheres em comunidades produtoras de cacau em todo o mundo nos próximos cinco anos. O objetivo é capacitar as mulheres dessas localidades por meio de microfinanciamentos para aumentar a alfabetização financeira, a poupança das famílias e as atividades geradoras de renda das mulheres.
Aliada às mudanças no perfil dos colaboradores, a Mars também disponibiliza licença-maternidade estendida por mais seis meses de forma não remunerada, e oferece uma sala de amamentação no escritório para apoiar o retorno das mães ao trabalho. Além disso, a empresa estabeleceu um grupo de afinidade de gênero, para que as funcionárias possam compartilhar suas experiências e se sentirem acolhidas, criando uma rede de apoio para que consigam alcançar seus objetivos. “O primeiro passo [para a inclusão] é ouvir as mulheres, a fim de entender como podemos fortalecer as mensagens de diversidade feminina na companhia”, explica Marcele.
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