O ESG precisa se tornar essencial para os negócios

4 de setembro de 2022

Embora esse senso de dever moral de responder aos vários problemas que o mundo enfrenta seja cada vez mais evidente, permanece a sensação de que poucos realmente levaram a sério

De acordo com o velho ditado de Friedman de que a única responsabilidade de uma empresa é dar retorno aos acionistas, seria racional que o único engajamento político esperado dos líderes fosse aquele que melhoraria o negócio.

Esse não é mais o caso, no entanto, e a pesquisa da ESMT destaca como cada vez mais queremos que os líderes sejam politicamente e socialmente engajados.

Os pesquisadores entrevistaram 40 líderes de grandes empresas de toda a Europa.

77,5% deles disseram que os líderes deveriam se posicionar em questões políticas, enquanto 62,5% deles disseram que estão dispostos a se expressar em termos sociopolíticos.

A principal motivação para isso era fazer uma contribuição positiva para a sociedade, mas também havia uma forte crença de que falar sobre o assunto ajudava a expressar os valores corporativos.

“O ESG está seguindo um padrão semelhante à diversidade, que no início era em grande parte um sinal de virtude para fazer parecer que as organizações realmente se importavam”, diz Tomas Chamorro-Premuzic, da Universidade de Columbia. “Mas então as pessoas rapidamente perceberam que isso é bobagem, especialmente com mais informações sendo disponibilizadas em sites como o Glassdoor, e isso criou um incentivo externo real para ser mais ético”.

Liderança baseada em valores

A escala da mudança foi enfatizada pela recente Pesquisa de Valores de Negócios realizada pela Universidade de Oxford, que mostrou que valores como empatia, paixão e coragem estavam em primeiro plano.

Como demonstram pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis, o alinhamento entre nossos próprios valores e os de nosso empregador é cada vez mais um fator decisivo em termos de atração e retenção de talentos, com os funcionários não vendo distinção entre a capacidade de uma organização de fazer bons negócios e tomar boas decisões sociais.

“Existe uma tendência de olhar para a sustentabilidade como um direcionador de custos ou obrigação de relatório, mas a realidade é que a sustentabilidade apresenta uma enorme oportunidade para negócios e crescimento econômico”, explica Julie Linn Teigland, sócia-gerente da EY EMEIA Area. “Criar o pool de talentos necessário para a transformação é essencial para a criação de valor a longo prazo.”

Embora esse senso de dever moral de responder aos vários problemas que o mundo enfrenta seja cada vez mais evidente, permanece a sensação de que poucos realmente levaram a sério o fato de que sua própria sobrevivência depende de quão eficazes são em fazer isso.

É cada vez mais evidente que o sucesso corporativo requer um ambiente natural e saudável, uma força de trabalho educada, coexistência pacífica entre as nações e consumidores com dinheiro para gastar.

Espírito de cooperação

Em outras palavras, não há futuro para as empresas se a própria Terra não tiver futuro. Esta verdade fundamental sustenta a cultura de kyosei da Canon, que pode ser melhor descrita como um espírito de cooperação em que todos trabalhamos juntos para um bem comum.

Ela tem como objetivo produzir relacionamentos harmoniosos e de longo prazo com clientes, fornecedores, governos, meio ambiente e até mesmo concorrentes.

“É fácil construir um programa de responsabilidade social corporativa onde você investe um pouco de dinheiro e depois continua normalmente com o resto do seu negócio, mas percebemos que para realmente apoiar a sociedade você não pode simplesmente dar dinheiro”, diz Yuichi Ishizuka, Presidente e CEO da Canon EMEA.

“Para fazer isso de maneira sustentável, deve ser algo que permeie tudo o que fazemos, seja tratar bem os funcionários, fornecedores, meio ambiente e a comunidade em geral, deve ser uma parte fundamental dos negócios como de costume”.

O processo kyosei pode ser pensado como uma pirâmide, com a força de cada camada dependendo das camadas que a precedem. A camada inferior é de sobrevivência econômica, pois a organização precisa estar em boa saúde financeira para fazer o bem para a sociedade.

Parcerias locais

Isso, então, sustenta relacionamentos saudáveis e de longo prazo com funcionários dentro da empresa e outras partes interessadas fora dela. Em toda parte, há um forte desejo de tratar as pessoas com respeito e, por meio disso, gerar um sentimento recíproco de lealdade.

“Isso ficou evidente durante a pandemia quando o bloqueio começou, pois tínhamos muitos parceiros de negócios realmente fortes e trabalhamos duro com eles para tentar garantir que tivessem o maior apoio possível”, continua Ishizuka. “Isso pode ser por meio de prazos de pagamento estendidos ou muitas outras áreas, mas a chave é pensar a longo prazo e ver esses parceiros como uma parte fundamental do negócio.”

Isso se estende a ser participantes ativos em cada uma das regiões em que operam. A pesquisa do INSEAD ilustra claramente os benefícios disso, pois mostra que quando as empresas operam por meio de parceiros locais, elas são impedidas de construir relacionamentos com stakeholders locais e construir uma reputação robusta na comunidade.

Isso é importante, pois muitas multinacionais utilizam parceiros locais para gerenciar seu relacionamento com o governo anfitrião, construir boa cooperação com a população local e fornecer treinamento e outros benefícios.

Alcance global

A natureza global da empresa permite que ela seja uma ativista no cenário internacional, pois não apenas opera em mais de 220 países e regiões, mas também coopera com empresas e governos ao fazê-lo.

Esse alcance global permite que a empresa resolva vários desequilíbrios encontrados. Por exemplo, os desequilíbrios de renda podem ser resolvidos estabelecendo fábricas em países em desenvolvimento, os desequilíbrios ambientais podem ser resolvidos encontrando novas maneiras de reduzir a poluição do ar e da água ou reduzindo o consumo de energia.

Embora muitas empresas continuem a ver CSR, ESG e assim por diante como algo externo ao seu core business, há sinais de que isso está mudando. Em seu recente livro “Purpose and Profit: How Business Can Lift Up The World”, George Serafeim, da Harvard Business School, explica como uma nova geração de líderes está convencida de que isso não é algo bom de se ter.

Ele descreve várias maneiras principais pelas quais as empresas podem buscar “propósito mais lucro”, incluindo:

Crie um novo modelo ou mercado. Quando você realmente abraça a responsabilidade social, muitas vezes pode criar novos mercados, como os vários neobancos que incorporaram a sustentabilidade desde o primeiro dia.

Transforme o negócio. Se você é uma empresa existente, não é tarde demais para mudar as coisas, como a empresa de energia dinamarquesa Ørsted fez quando mudou de DONG quando se concentrou em energia eólica e energia renovável.

Foco na eficiência operacional. Por exemplo, a gigante química Dow vem concentrando seus esforços em construções ecologicamente corretas e segurança industrial.

Reconhecer o valor agregado. A concessionária NextEra Energy – originalmente Florida Power and Light – tem se concentrado cada vez mais na produção de energia renovável, enquanto a concessionária AES passou para o desenvolvimento solar e armazenamento de baterias.

É evidente que mais empresas apreciam a importância que o mundo em geral está dando a elas serem boas cidadãs corporativas. Ser verdadeiramente impactante não é fácil, especialmente em tempos desafiadores. Somente incorporando isso ao próprio ser da organização é que os melhores resultados serão alcançados.

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