Sua empresa está pronta para um relatório anual integrado?

21 de dezembro de 2022
Guettyimages

Um Relatório Anual Integrado busca integrar os diferentes aspectos de valor que uma empresa representa para seus stakeholders

Talvez você esteja se perguntando se sua empresa deveria fazer a transição para um Relatório Anual Integrado (IAR, na sigla em inglês) este ano. Enquanto um relatório anual normalmente se concentra em dados financeiros e de mercado, riscos, estrutura corporativa e governança, o relatório integrado traz outros elementos de ‘valor’, como sustentabilidade ambiental e social.

Até recentemente, esses criadores de valor não financeiros eram publicados com mais frequência em um relatório ESG separado. Mas, às vezes, faz sentido publicar apenas um relatório. Isso é especialmente verdadeiro se você deseja destacar sua estratégia de sustentabilidade com investidores que podem não se esforçar tanto para consultar um relatório separado.

LEIA MAIS: 10 startups brasileiras bem avaliadas em ESG, segundo a FDC

No entanto, um IAR também requer mais tempo, planejamento e recursos do que um relatório anual tradicional. Se você optar por adotar essa abordagem, aqui estão algumas perguntas a serem feitas primeiro:

A sua organização tem os recursos, internos ou externos, para produzir dados financeiros e de sustentabilidade em um prazo apertado?

Como uma forma mais ampla de relatório, um IAR requer tempo para reunir as informações relevantes e apresentá-las em uma proposta de valor. O IIRC (International Integrated Reporting Council) criou a estrutura de relatórios IR para criação de valor que abrange seis capítulos: manufaturado, financeiro, intelectual, humano, social e natural.

Adotar essa abordagem significa quebrar “silos” de dados – um esforço colaborativo demorado. Para gerir os recursos com eficiência, a Orange, para seu IAR 2020, criou um comitê gestor com representantes das áreas de Relações com Acionistas, RSC, Jurídica, Estratégia, Marca e Gestão de Riscos. Esta é uma alocação significativa de recursos que nem todas as empresas podem pagar.

Você tem um verdadeiro roteiro ESG com KPIs?

Uma empresa que acertou nisso é o ABN AMRO. Em seu Relatório Integrado 2020, o banco utilizou um “modelo de criação de valor” detalhado com KPIs ( Key Performance Indicator) claramente definidos para os seis capítulos IR. Isso foi dividido entre “entradas” – ou recursos necessários para operar o negócio, como tempo, habilidades e patrimônio do investidor – e “saídas” – os empréstimos e outros resultados de sua atividade.

Três outras seções completaram o quadro: “atividades de negócios” ou o que o banco faz com insumos para criar valor para o acionista; “resultados” ou o efeito de produtos, como investimento em novas tecnologias; e “impactos” ou as consequências de suas atividades para os acionistas. Como disse um porta-voz do banco: “Criamos valor de várias maneiras – não apenas como banco, mas também como empregador. Ao conceder empréstimos às empresas, apoiamos o crescimento econômico e a criação de emprego. Também fornecemos hipotecas para que as pessoas possam comprar suas próprias casas.”

Você pode mostrar como sua estratégia ESG combina com a estratégia corporativa para criar valor?

Em seu Relatório Integrado de 2022, o Grupo Bridgestone detalhou claramente como colocar a sustentabilidade no centro de sua gestão e negócios, e que estava alimentando a transformação da empresa, ajudando-a a atingir suas metas ambientais, incluindo um uso expandido de energia renovável e o desenvolvimento de manufatura verde e inteligência locais – tudo em busca de uma sociedade de mobilidade neutra em carbono. “Como uma empresa global, respondendo às expectativas da sociedade e cumprindo nossas responsabilidades sociais por meio de negócios e atividades de contribuição social, esperamos promover a confiança da sociedade e de nossos stakeholders e construir bases para mais criação de valor”, explicou Shuichi Ishibashi, CEO da Bridgestone.

A British Land, empresa imobiliária do Reino Unido, em seu relatório de 2020, fez isso bem, apresentando histórias de clientes e comunidades, destacando fazendas urbanas verticais, um novo conceito de mercado de alimentos, espaços de trabalho de baixo custo para empreendedores e PMEs e outras iniciativas locais que respaldaram sua sustentabilidade. As histórias eram evidências concretas das reivindicações ESG da British Land.

Existem muitos argumentos a favor de um IAR: os investidores hoje querem mais do que uma simples apresentação de resultados; seu público é maior do que no passado – incluindo novos funcionários acionistas que acompanham os desenvolvimentos corporativos; e os investidores preferem colocar seu dinheiro em empresas com excelentes credenciais de sustentabilidade.

O relato integrado tem o apoio de mais de 40 grandes bolsas de valores e foi adotado por cerca de 2.500 empresas em mais de 70 países, de acordo com o IIRC, que agora faz parte da Fundação IFRS, que rege os regulamentos internacionais de contabilidade. Ele pode não ser o certo para sua empresa agora, mas em algum momento você, provavelmente, desejará fazer a troca. As respostas às perguntas acima irão ajudá-lo a preparar o terreno, assim como os guias úteis para “Pensamento Integrado” preparados pelo IFRS.