Sustentabilidade para construir o amanhã

7 de julho de 2023
Divulgação

De olho na agenda ESG, a Randoncorp investe em painéis solares

Com um legado de mais de sete décadas, a companhia gaúcha Randoncorp adotou uma nova marca corporativa. Fundada em 1949 em Caxias do Sul (RS), hoje o grupo soma mais de 50 operações pelo mundo e é referência no setor de autopeças, equipamentos para transportes de carga e controle de movimentos, além de investir em serviços financeiros e digitais e tecnologia avançada. É líder da maioria dos mercados em que atua.

Desde 2021, quando aderiu à agenda ESG, a Randoncorp mantém entre suas metas a redução em 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030 e a ampliação da receita líquida anual gerada por novos produtos. Também tem como compromisso zerar a disposição de resíduos em aterro industrial, reutilizar 100% do efluente tratado, zerar acidentes graves e dobrar o número de mulheres na liderança até 2025.

Para promover a equidade de gênero, a companhia adotou estratégias de aceleração de carreira feminina e de processos inclusivos de seleção. Ainda nesta pauta, avança com Grupos de Afinidades, atuando na transformação de uma cultura diversa e inclusiva. São mais de 200 pessoas envolvidas em temas de equidade de gênero, etnia, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+.

Todos os compromissos assumidos com a agenda ESG já contam com ações ativas, como o aporte de R$ 100 milhões em projetos de energias renováveis. Ainda este ano, está previsto o início da operação da usina fotovoltaica, localizada no Centro Tecnológico Randon (CTR) em Farroupilha (RS). Outra iniciativa, batizada de Caldeira Verde, visa operar as caldeiras da Frasle Mobility, em Caxias do Sul, com biomassa substituindo o gás natural. O projeto, com investimentos previstos em R$ 17 milhões, reduzirá em 20% a emissão de gases do efeito estufa, o que representa o atingimento de 50% da meta estipulada nos compromissos ESG da Randoncorp.

Quando inovação e responsabilidade ambiental se cruzam, a companhia também é pioneira. Desenvolvido pela Randon, em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e o Centro Tecnológico Randon (CTR), o Randon Solar, semirreboque frigorífico conceito, conta com painéis solares e tecnologia patenteada inédita na América Latina para controle e gerenciamento de energia.

Na esteira de todas essas iniciativas, a Randoncorp acelera ecossistemas que promovem o desenvolvimento rico e próspero de toda a sociedade, buscando construir um amanhã cada dia mais sustentável.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.