Massificação do Rede Tênis Brasil completa dez anos com mais de 60 mil crianças atendidas

6 de julho de 2023
Divulgação

Bia Haddad Maia e as crianças do projeto Massificiação

O projeto Massificação do Rede Tênis Brasil (RTB), criado com a ideia de popularizar o tênis e fazer com que crianças em situação de vulnerabilidade social tivessem a oportunidade de conhecer e praticar a modalidade, completa neste mês dez anos de atuação com a marca de mais de 60 mil crianças atendidas.

Só entre 2022 e 2023, mais de 23 mil crianças foram beneficiadas. Hoje, o projeto apresenta o tênis de forma recreativa a crianças de 6 a 12 anos do ensino público em 28 cidades por todo o Brasil: Araras, Fernandópolis, Campinas, Piracicaba, São João da Boa Vista, Franca e São Paulo, no estado de São Paulo; Rio de Janeiro, Mangaratiba e Itaguaí, no Rio de Janeiro; Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim, Anchieta e Piúma, no Espírito Santo; Belo Horizonte, Nova Lima, Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais; Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul; Brasília, no Distrito Federal; Recife, em Pernambuco; Belém, no Pará; São Luís, no Maranhão; Sobral, no Ceará; e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

O projeto Massificação é uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal, aliando educação e esporte como pilares de formação de valores e caráter. Cinco cidades do projeto – São Paulo, Recife, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro – já contam com reforço escolar de matemática e português.

“O projeto Massificação ajuda a disseminar a prática de um esporte tão importante para a formação do indivíduo, e que ainda é limitado à pequena parte da população brasileira. Dessa forma, cada vez mais crianças têm acesso ao esporte, saúde, e educação, tripé fundamental para o crescimento do país”, destaca Raphael Barone, diretor-executivo do Rede Tênis Brasil.

Marcelo Motta, diretor-técnico do Massificação, ressalta a importância do projeto para as crianças. “O tênis, além de ser uma modalidade muito interessante para o desenvolvimento motor das crianças, por trabalhar habilidades motoras pouco desenvolvidas no ambiente escolar, traz um componente inerente a sua prática que é a tomada de decisão a cada rebatida, intimamente ligada à percepção de sucesso e fracasso a cada 5 segundos”, diz. “Este fato é de uma riqueza ímpar para a formação de qualquer indivíduo, uma vez que o erro de uma jogada força o aluno a levantar a cabeça, tentar novamente e buscar o acerto. Aprende-se a ser resiliente e a lidar com as derrotas e as vitórias de uma forma muito mais saudável e responsável”.