LeBron James é o astro da NBA que mais vende tênis

18 de março de 2015

LeBron James, jogador mais bem pago da liga de basquete norte-americana (NBA) e uma das maiores estrelas do esporte, trocou de vizinhança no ano passado ao assinar contrato com o Cleveland Cavaliers após quatro temporadas e dois títulos da liga nacional com o Miami Heat. Alguns céticos questionaram se a mudança para um time menor, menos glamoroso, iria afetar os patrocínios e as vendas dos tênis do jogador. Ledo engano.

James segue como o astro do basquete com maiores contratos de publicidade: US$ 44 milhões (cerca de R$ 143 milhões) durante o ano passado. Além disso, continua como o rei dos produtos. Nos últimos 12 meses, a Nike vendeu US$ 340 milhões (algo em torno de R$ 455 milhões) em tênis assinados pelo jogador. As vendas tiveram um aumento de quase 13% em relação a 2013, de acordo o site especializado SportScanInfo.

A NBA parece girar em torno de James nos últimos anos e não é diferente com o mercado dos sneakers. A Nike assinou com o jogador em 2003, um contrato de sete anos avaliado em US$ 90 milhões. O acordo demorou a gerar lucros para a empresa, mas decolou com as vendas do modelo LeBron VI. O último deles, o LeBron 12, foi lançado em outubro de 2014 e custa US$ 200 (cerca de R$ 650).

Há mais modelos dos tênis assinados por James do que de qualquer outro jogador e os pontos de venda são bem distribuídos, o que ajuda a impulsionar as compras. Os tênis são um grande sucesso entre as crianças. James ganha cerca de US$ 20 milhões anualmente da Nike.