Exercício na água pode ser uma boa opção para quem tem problemas de articulação

27 de agosto de 2015

Istock

Exercícios aeróbicos na água têm se tornado uma opção popular para os adultos que querem se manter em forma. Para pessoas de qualquer idade que já machucaram o joelho, têm dores artríticas ou osteoporose, a água é um bom espaço para fazer exercícios de força com pouco impacto. Além disso, é uma atividade divertida e uma ótima forma de socializar.

A Associação de Exercícios Aquáticos dos Estados Unidos revelou que o número de profissionais aquáticos aumentou em 50% desde 2009. Julia See, diretora da entidade, explica que esses exercícios não são exclusivamente para aposentados ou pessoas que vivem em locais de clima quente. “Está expandindo. Há muitas piscinas cobertas agora”, ela conta.

VEJA TAMBÉM: 11 profissões para manter a forma física

Alguns locais oferecem aulas específicas para quem sofre de artrite. “Para pessoas com artrite crônica, nós recomendamos terapia aquática”, conta a Dra. Linda Russel, reumatologista de Nova York, diretora do centro de osteoporose do Hospital for Special Surgery, em Nova York. “Definitivamente ajuda, porque este público podem fazer mais exercícios na água do que fora.” No entanto, ela explica que para se prevenir (e não tratar) a osteoporose, exercícios fora da piscina são mais recomendados.

Outras modalidades na água incluem bicicleta, corrida, Zumba e yoga. “É um exercício intenso”, explica Revell, uma instrutora de Nova York, sobre a prática de bicicleta aquática. “Você cria tensão, pedalando e forçando através da resistência da água. Você pode fazer o quão forte você quiser. Fazemos também movimentos com os braços enquanto pedalamos, para um exercício completo.”

Além disso, as aulas podem atrair todo tipo de pessoa, já que é uma forma divertida de praticar exercícios com companhia.Homens também se tornaram adeptos e a Associação acredita que eles já são 25% do total de alunos. Já aulas de exercícios cardiovasculares – como o kickboxing na água e treinos de alta potência – têm atraído mais o público jovem.