13 melhores tequilas para você experimentar

23 de abril de 2017

Tequilas (Reprodução/Forbes)

O Toloache 50, um restaurante popular no centro de Nova York, é classificado como um bistrô mexicano que oferece porções de quesadillas, tacos e outros itens da culinária do país. Mas o grande destaque do local são as mais de 200 tequilas e mezcals (destilado produzido a partir do sumo fermentado do agave). Jorge Vazquez, gerente geral do restaurante, é um expert no assunto e conhece como ninguém os vários tipos da bebida, como joven (jovem ou ouro), blancos (prata), reposados, añejos (envelhecidas) e extra añejos (extra-envelhecidas). “As tequilas são categorizadas. A tequila blanco (prata), por exemplo, não é envelhecida e é engarrafada depois de destilada. Ela é muito usada para coquetéis”, explica. “Mas veja bem: existem muitas tequilas blanco de excelente qualidade que são ótimas para serem tomadas puras.”

VEJA TAMBÉM: 7 fatos que você deveria saber sobre a tequila

Vazquez explica que as tequilas do tipo reposado ficam descansando entre três e 11 meses, dependendo do fabricante, em diferentes barris de carvalho já utilizados para vinho, uísque e conhaque. “Isso transmite características e sabor únicos a cada tequila.” Já as do tipo añejos são, normalmente, envelhecidas de um a três anos em barris de carvalho, permitindo que se tornem mais suaves e desenvolvam mais personalidade e sabor. “Essas são, normalmente, feitas para tomar aos poucos e aproveitar os sabores”, diz o especialista.

No dia 5 de maio, o México comemora a vitória do país sobre as forças francesas na batalha de Puebla, em 1862. A data é celebrada no próprio estado mexicano de Puebla e nos Estados Unidos. Para festejar, Vazquez selecionou 13 tequilas dignas de serem experimentadas.

LEIA MAIS: George Clooney cria tequila premiada

Veja as 13 melhores tequilas na opinião do especialista. O preço é equivalente ao valor da garrafa nos Estados Unidos.

iStock
Reprodução
Reprodução
Reprodução
iStock
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
iStock
Reprodução
Reprodução
Reprodução
iStock
Reprodução
Reprodução
Reprodução