Novo Model S, da Tesla, é o mais rápido do mundo

3 de abril de 2017

(Reprodução/FORBES)

Você se lembra da sensação de quando, em 2009, em Berlim, Usain Bolt fez história em uma corrida de 100 metros ao diminuir 0,14 segundos do seu recorde mundial, cumprindo a prova em 9,58 segundos? É mais ou menos isso que o modelo atualizado do Model S P100D, da Tesla, está fazendo agora.

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É oficial. O elétrico Model S é o carro de produção mais rápido do mundo. O CEO da Tesla Elon Musk tuitou, recentemente, que o veículo vai de 0 km/h a 97 km/h em 2,5 segundos, mas com o download de uma atualização do software Ludicrous +, o sedã de luxo pode atingir 97 km/h em 2,4 segundos. Entretanto, em um teste independente que chocou o mundo automotivo, a revista norte-americana “Motor Trend” conseguiu a velocidade em apenas 2,28 segundos, tornando o Model S o mais rápido veículo já produzido.

Nova versão do Model S conta com uma novidade na indústria automotiva: um modo de defesa contra armas biológicas similar ao usado pelo presidente dos EUA na sua limusine blindada

Isso significa que a nova versão é mais rápida do que a Ferrari LaFerrari, do que o Bugatti Veyron, o Lamborghini Aventador ou o Porsche 911 Turbo S. Mas precisamos ser cuidadosos. O Tesla a que estamos nos referindo é o seu último modelo de sedã, o Model S P100D, com o software Ludicrous +, uma combinação que ainda não está disponível em muitos mercados.

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O P100D – que conta com o Ludicrous (mas não o Ludicrous +, que adiciona 33 cavalos de potência) – pode alcançar 97km/h em apenas 2,7 segundos, uma velocidade já bastante alta, graças à Elon Musk. Esse tempo é equivalente ao da máquina mais rápida do Japão, o Nissan GT-R.

O P100D é a evolução mais avançada do sedã Model S até agora. O segredo para a alta performance do carro pode ser atribuído a duas características: seu pacote de baterias de 100kWh, que fica abaixo do chassi do carro, e o sistema de transmissão 4WD (capacidade de tração nas quatro rodas) com dois motores elétricos. Apenas para efeito de comparação, o pacote de baterias de um carro elétrico pequeno, como o Mitsubishi i-MiEv, tem 16kWh, seis vezes menos do que o do P100D.

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Como o Model S tem quatro portas, muitas vezes ele é comparado a outros grandes sedãs de luxo, como o BMW 5-Series ou o Audi A6. Entretanto, o carro se parece mais com o Nissan GT-R. Tem equilíbrio, precisão e ritmo. Obviamente, ele é pesado e não tem a rigidez do chassi do Nissan GT-R. O Model S pesa cerca de 500 kg mais do que o GT-R e oferece, aproximadamente, a mesma potência, mas seu sistema de freios é significativamente menor.

O Model S não é apenas um carro rápido e bonito. Ele conta com assentos em couro, alumínio nas portas, uma enorme tela touch e uma novidade na indústria automotiva: um modo de defesa contra armas biológicas. Com um sistema similar ao usado pelo presidente dos EUA na sua limusine blindada Beast, o Model S conta com um sistema de filtragem que impede que alérgenos, bactérias e agentes biológicos entrem na cabine.

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No modelo original, o sistema AutoPilot é a tecnologia mais avançada em direção autônoma em um carro de produção. Ele não se limita apenas a um controle de cruzeiro adaptativo comum, como em muitos outros carros que aceleram e freiam de acordo com as condições do trânsito, mas também muda de faixa sem ignorar os pontos cegos e aciona o freio de emergência quando o motorista não faz isso. Somente agora, no último P100D, a Tesla melhorou a câmera, o que significa que o Model S não é apenas o veículo mais rápido do planeta, mas o carro que provavelmente redefinirá a condução autônoma nos próximos anos.

No Japão, China e Coreia, tanto o Model S quanto o Model X SUV estão vendendo bem. Mas, por causa das proporções da versão sedã, da maior visibilidade, da performance e do conforto, o Model S é o líder em comercialização na maioria dos países asiáticos.

Veja na galeria de fotos algumas características da nova atualização do Model S, o P100D, da Tesla:

(Reprodução/FORBES)
(Reprodução/FORBES)
(Reprodução/FORBES)
(Reprodução/FORBES)