Bartenders revelam seus segredos de caipirinha

10 de fevereiro de 2018

A caipirinha é um drinque brasileiríssimo. Segundo a crença popular, sua invenção data de 1918, no interior de São Paulo, quando alguém teve a ideia de retirar o alho e o mel da composição original do xarope usado para a cura da gripe espanhola, que levava, ainda, limão e álcool caseiro (muitas vezes substituído por cachaça).

LEIA MAIS: Mesa italiana ganha espaço em Paris

Mas esta não é a única versão da história. Alguns historiadores garantem que o drinque foi criado antes ainda, no século 19, na região de Piracicaba, como uma alternativa de bebida para festas e eventos da alta sociedade, formada, em grande parte, por latifundiários.

Qualquer que seja a história verdadeira de sua origem, a caipirinha tornou-se uma paixão nacional, item obrigatório no cardápio da grande maioria dos bares e restaurantes do país. A versão tradicional, que leva cachaça, limão, açúcar e gelo, ganhou diversas interpretações. Outros destilados – como tequila e vodca – também passaram a servir de base para o drinque, ao mesmo tempo em que uma variedade enorme de frutas passou a substituir o tradicional limão. Não há limites para a criatividade.

Veja, a seguir, 8 receitas de caipirinha reveladas pelos bartenders de alguns dos estabelecimentos mais renomados de São Paulo:

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).