Esther Constantino transforma hobby em business

21 de novembro de 2020
Divulgação

Esther Constantino

A trajetória de Esther Constantino no mundo da Arte não foi direta, mas traçada aos poucos. No início da vida adulta, recém-formada em Direito, Esther não se enxergava na profissão e, assim, decidiu tomar parte nos negócios da família: uma indústria têxtil focada na produção de cortinas e roupas de cama, mesa e banho. O desenvolvimento das coleções e o design das peças da empresa passaram a aguçar o seu interesse pela criatividade, que, somado à influência de seu pai, imigrante italiano, escritor e radialista que fala aos domingos sobre cultura italiana na Rádio Trianon, levou Esther a buscar um campo mais artístico.

Ela, então, fez uma segunda graduação em História e diversos cursos de Artes Visuais. “Em História, me lancei sobre o estudo das artes clássicas, que me permitiram entender toda a base. Mas foi pela Arte Contemporânea que me apaixonei. Eu me encantei pelo novo, pelo diferente, mas sempre com um forte viés de empreendedorismo.” Mais tarde, em uma fase mais madura e logo após seu casamento com Ricardo Constantino, da família fundadora da Gol Linhas Aéreas, ela começou a colecionar obras de arte.

LEIA MAIS: Juliana Vellozo Almeida Vosnika trabalha pela “arte com o poder de iluminar o mundo”

Anos depois, após ter se transformado em uma verdadeira estudiosa de arte e uma das maiores colecionadoras do Brasil, Esther notou uma carência no mercado. “Comecei a notar que faltava algo um pouco mais profissional para as pessoas se orientarem sobre arte. Não existia um negócio voltado para quem gosta da arte, mas não é especialista.” Foi nesse momento que Esther percebeu a oportunidade de criar uma empresa baseada em sua paixão e usar seu lado de empreendedora para solucionar um problema que ela mesma já tinha vivido. Assim, em 2017, nasceu o projeto ARTEQUEACONTECE.

A plataforma AQA

O AQA funciona como uma multiplataforma que promove ações online e offline, viagens para destinos artsy, visitas guiadas a feiras, coleções privadas, casas de leilão e exposições, além de cursos personalizados para pequenos grupos. A maioria dos conteúdos é disponibilizada tanto pelo site quanto pelo aplicativo do AQA de forma gratuita. Somente as visitas presenciais, os cursos e as viagens são agendados e pagos. Por meio de textos extremamente esclarecedores, a plataforma oferece uma agenda de exposições detalhada e conteúdos diários sobre assuntos de diversas vertentes.

Reportagem publicada na edição 80, lançada em setembro de 2020

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.