Motor: Versão 2022 do XC60 traz mudanças tecnológicas e no design

12 de novembro de 2021
Fabio Aro

Disponível em quatro versões, os valores de compra do Volvo XC60 vão de R$ 399.950,00 a R$ 466.950,00

Estar em sintonia com a inovação e com a sustentabilidade são dois dos principais objetivos das montadoras atualmente. E é exatamente essa a mensagem que a Volvo busca transmitir através de seu líder de vendas em todo o mundo, o XC60. Lançado em 2007, o modelo se tornou híbrido dez anos depois. No entanto, a nova meta da montadora sueca deve ser ainda mais ousada e já que, ao que tudo indica, apostará em apenas uma versão 100% elétrica do SUV em 2023.

Dessa maneira, 2022 pode ser a última oportunidade para comprar um XC60 do ano com motor parcialmente à combustão, já que a eletrificação percorre uma estrada de mão única e geralmente sem nenhum retorno à vista. Disponível em quatro versões, os valores de compra vão de R$ 399.950,00 a R$ 466.950,00.

LEIA TAMBÉM: Motor: “O Brasil é uma das nossas prioridades”, diz CEO da Fórmula E

Potência e Autonomia

O XC60 é equipado com o sistema Drive-E Turbo Supercharger 2.0 litros e 4 cilindros de 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras. Combinados, os motores geram uma potência de 407hp e 640 N.m de torque, que fazem esse SUV ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. O híbrido plug-in Recharge da Volvo, que pode ser carregado em uma tomada, conta ainda com uma autonomia de mais de 40 km de alcance no modo elétrico puro. As baterias de íons de lítio têm capacidade de 11,6 Kwh.

Design

O para-choque frontal recebe um novo desenho, que será diferente para cada uma das quatro versões. Recharge Inscription Expression, Recharge Inscription, Recharge R-Design e Polestar Engineered. Já os faróis com Martelo de Thor se mantêm, reafirmando a identidade inconfundível da marca.

“O XC60 é uma referência para a Volvo Cars e um veículo que estamos sempre buscando inovar e oferecer ainda mais para nossos clientes. Essas atualizações que chegam para o modelo 2022 reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e em oferecer produtos atuais e ainda mais tecnológicos”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Para compor o design exterior, a grade frontal e o para-choque traseiro recebem um novo desenho. Além disso, os consumidores passam a contar com oito opções de cores, e não mais quatro, sendo elas o Platinum Grey, Silver Dawn, Denim Blue, Thunder Grey, Crystal White, Pine Grey, Onyx Black e Fusion Red.

Fabio Aro

O híbrido plug-in Recharge da Volvo, que pode ser carregado em uma tomada, conta com autonomia de mais de 40 km de alcance no modo elétrico puro

Por dentro, o painel de instrumentos traz novas opções de design, deixando tudo ainda mais prático para o motorista, que terá à disposição diferentes tipos de visualização, incluindo a projeção do mapa do percurso. O modelo ainda recebe a moderna câmera 360º, que facilita as manobras em qualquer ambiente.

Conectividade e infoentretenimento do Google

A versão 2022 vem com o intuitivo sistema de infoentretenimento alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados. A ferramenta oferece aos clientes uma experiência mais personalizada e uma conectividade ampliada, que é ainda mais aprimorada através da introdução de um novo pacote de serviços digitais, cuja peça central é o acesso aos aplicativos e serviços do Google, como Google Maps, Google Play e Google Assistente.

VEJA MAIS: Motor: Conheça o Spectre, um Rolls-Royce silencioso

Dessa forma, a Volvo demonstra que tradição e inovação podem e devem caminhar juntas. O próprio conceito de sucesso tem sido reescrito ao longo da história, recebendo novas versões apesar de manter sua essência. A versão atual do mundo, por exemplo, só permite que empresas com algum nível de responsabilidade socioambiental tenham êxito.

Os efeitos disso são observados cada vez mais intensamente no setor automotivo, com lançamentos frequentes de híbridos ou 100% elétricos. Agora, basta esperar que os investimentos em infraestrutura de eletrorecarga aumentem e que o preço da mobilidade sustentável seja acessível a um maior número de pessoas.

Letícia Datena é jornalista de esportes há oito anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.