Entretanto, esta relação entre pista e concessionária se torna mais evidente à medida que os carros de um campeonato se parecem mais com os disponíveis ao consumidor final. Dessa maneira, este DNA mercadológico é um dos pilares da Turismo Nacional, jovem categoria brasileira com um grid composto pelos carros líderes de vendas no país.
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Entre os 16 modelos de dez marcas diferentes que disputam a TN, quatro estão entre os carros mais vendidos no país no último biênio, segundo o ranking da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
“Além da emoção do esporte, que na nossa categoria é sempre em grandes doses, os fãs também se conectam aos carros que vêem na pista. É um grande fator de envolvimento emocional ver o modelo que você tem na garagem e que sua família usa no dia a dia mostrando do que é capaz em um autódromo. Isso não apenas reforça a certeza de que fez uma boa opção de compra, como também transmite valores como tranquilidade e segurança, além de aumentar a admiração”, diz Fabio Aires, diretor da Turismo Nacional.
Um grid em números – Com 208.974 unidades vendidas entre 2020 e 2021, o Chevrolet Onix é o carro mais bem sucedido do período no mercado brasileiro, ocupando primeiro lugar no ranking. O modelo é um dos que competem na TN, tendo conquistado 17 vitórias no campeonato de 2021. Terceiro no ranking de vendas com 173.003 unidades, o Hyundai HB20 somou três primeiros lugares no ano passado. Mas o modelo que mais venceu na Turismo Nacional foi o Volkswagen Gol, com 21 triunfos. No comparativo de vendas, o modelo da fábrica alemã está no sexto lugar do biênio (veja tabela abaixo).
Os modelos mais vitoriosos em 2021 nas categorias Super, A e B, são respectivamente Volkswagen Gol, 21 vitórias (29,17%), Chevrolet Onix, 17 (23,61%), Ford New Ka, 6 (8,33%), Volkswagen UP!, 6 (8,33%) e o Fiat Mobi, 5 (6,94%).