Motor: 24 horas para fazer história

3 de junho de 2022
(Frederic Le Floch / DPPI)

André Negrão com seu carro

Vencer a mais famosa prova de endurance do planeta é privilégio de poucos, mas de nenhum brasileiro até hoje. Pelo menos não na classificação geral. Entretanto, a prova de 2022 pode ser a oportunidade perfeita para mudar esta história, com André Negrão como protagonista.

Em 2021, o Brasil comemorou um pódio na classificação geral das 24 Horas de Le Mans com o resultado obtido por André, então estreante na categoria principal, que, ao lado dos franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, terminou em terceiro lugar. Contudo, o piloto da Alpine Elf Endurance Team chega este ano na liderança do campeonato e com grandes chances de triunfo.

Leia mais: Categoria nacional reúne grid com líderes de mercado

“Já venci Le Mans duas vezes, na segunda categoria mais importante, a LMP2, e também conquistei o Mundial pela mesma categoria. Mas, agora vivo um momento único. No próximo dia 11 de junho inicio a batalha pela vitória na classificação geral das 24 Horas de Le Mans como líder do Mundial, um fato que mostra como essa mudança foi acertada na minha vida”, diz André, ressaltando a decisão que tomou no passado de migrar para os campeonatos de Endurance.

(Frederic Le Floch / DPPI)

André Negrão com Philippe Sinault, diretor-geral da Alpine Elf Endurance

“André é o piloto de endurance perfeito. (Na Alpine), é o elemento de união entre todos dentro e fora da pista”, arremata Philippe Sinault, diretor-geral da Alpine Elf Endurance.

A primeira largada da prova de Le Mans foi e m 1923, e o Brasil estreou na competição na edição de 1935, com Bernardo Souza Dantas conduzindo um Bugatti Type 57. A corrida desta temporada terá largada às 11h do dia 11 de junho, sábado, e término no mesmo horário do dia seguinte.

 

Letícia Datena é jornalista de esportes há oito anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.