Embora os problemas contínuos de oferta e demanda do setor possam limitar o estoque de um determinado revendedor quando o modelo 2022 chega ao fim, os consumidores astutos ainda devem conseguir grandes barganhas comprando veículos que serão descontinuados.
Normalmente, os modelos acabam na lista de corte por causa de um declínio acentuado das vendas, mas alguns bons veículos acabam sendo vítimas de mudanças nas preferências do consumidor.
Acura ILX
O confortável, mas sem graça sedã de luxo compacto ILX está sendo descartado no fim deste ano. Embora não seja oficialmente seu substituto, o novo ponto de entrada na linha Acura será o Integra 2023, que é um modelo muito mais esportivo e ressuscita a marca muito amada do lançamento da Acura nos EUA em 1986.
Acura NSX
O supercarro rebaixado (e de poucas vendas) faz sua última volta em 2022 e não tem substituição programada. Esta é a segunda vez que um NSX é descontinuado – a primeira vez foi em 2005.
Ele foi trazido de volta como um corredor híbrido avançado o seu ano de lançamento, 2017. O modelo de dois lugares está abrindo espaço para um modelo Type S de produção limitada que tem 600 cavalos de potência gerados tanta por gasolina, quanto por eletricidade.
Buick Encore
Chevrolet Spark
O menor carro da Chevy, o subcompacto Spark hatchback, será despachado neste outono devido à queda nas vendas. Adicionado à linha em 2013, o Spark continua entre os carros mais baratos dos EUA, onde é vendido por bem menos de US$ 15 mil (cerca de R$ 76.525,00). Infelizmente, também é um dos modelos menos potentes na estrada, com 98 cavalos de potência, para não mencionar um dos mais básicos, com janelas padrão. Espera-se que o já mencionado Trax SUV recupere as vendas perdidas do Spark.
Ford EcoSport
Importado da Índia a partir do modelo de 2018 para preencher uma lacuna na linha de SUVs da Ford, o menor veículo nos showrooms da marca será retirado do mercado dos EUA no final do ano. Tal como acontece com a maioria dos veículos nesta lista, as vendas são um problema, com os compradores aparentemente perdendo o interesse em carros subcompactos e SUVs.
Honda Insight
É possível que o nome de um modelo seja usado em excesso, ou talvez esteja amaldiçoado? Este é o terceiro modelo eletrificado das últimas duas décadas a ser nomeado Insight – atualmente um sedã com motor híbrido – que será retirado de linha no final de 2022.
Hyundai Accent
Os carros subcompactos seguem sendo uma raça em extinção, e o Accent é a mais recente vítima desse fenômeno. A Hyundai espera que seu pequeno SUV crossover Venue absorva o modesto volume de vendas do Accent.
Hyundai Ioniq
Uma versão totalmente elétrica do Ioniq já foi descartada para 2022, e as versões híbrida e híbrida plug-in estão programadas para desaparecer dos showrooms da Hyundai em 2023. No entanto, o nome Ioniq não vai desaparecer, em vez disso, será usado para a nova submarca de carros elétricos da montadora. O modelo de entrada, o SUV crossover compacto Ioniq 5, já está à venda nos EUA.
Hyundai Veloster N
A Hyundai abandonou as versões mais passivas da pequena linha esportiva Veloster para 2022 e terminará o trabalho matando a versão N de alto desempenho de 275 cavalos neste segundo semestre.
Toyota Avalon
Volkswagen Passat
Lançado nos EUA em 2011 para competir no então crescente segmento de sedãs de médio porte, o Volkswagen Passat tem sido uma espécie de exceção, apesar de sua cabine espaçosa e natureza esportiva. Ele está sendo descontinuado este ano, oferecendo um modelo de edição limitada, com seu lugar na linha da VW sendo garantido pelo sedã Arteon, que tem um estilo mais expressivo.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022