José Claudio: a vida do artista aos 90 anos

13 de outubro de 2022
Flavio Freire

José Claudio, Apocalipse IV, 1956, nanquim sobre papel, coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Convido vocês para a exposição, “José Claudio, uma trajetória”, com curadoria de Aracy Amaral, em nossa galeria. Por que estou tão feliz? José Claudio da Silva, ou Zé Claudio, como os amigos o chamam, é o artista com quem iniciei minha vida profissional e muito me ensinou, por exemplo, a prestar atenção ao brilho das folhas do coqueiral. Hoje, a sociedade se mobiliza diante das dificuldades enfrentadas pelos menos favorecidos, José Claudio desde os anos 70 retrata com maestria cenas do cotidiano popular, mas sempre com um certo otimismo. Sua obra não traz crítica, nem amargura, não há reivindicação social, retrata “a vida como ela é”, como já dizia Nelson Rodrigues. Suas pinceladas rápidas captam o folclore pernambucano e o orgulho das pessoas de diversas profissões. As lavadeiras, as cozinheiras, a vendedora de siri, sentada com a cesta de siris azuis. O barbeiro com a cadeira instalada na rua da cidadezinha do interior a cortar o cabelo de quem aparece. A festa na frente do mercado de São José de Recife com personagens pintados em camadas, tendo atrás um casario colonial, um prostíbulo, com “as meninas” à janela. A sensualidade do nu feminino é um tema recorrente em sua produção, assim como o carnaval, as paisagens, as praias, a Amazônia, sempre com um virtuosismo de dar inveja. Dessa experiência provém alguns trabalhos expostos, reunidos em seu livro “100 telas, 60 dias e um diário de Viagem, Amazonas 1975” (2009).

Flavio Freire/Cortesia Galeria Nara Roesler

José Cláudio, Coqueiros, jaqueira e mar, 1983, tinta óleo sobre eucatex, 185,6 x 246,8 cm. Foto

Foi em Recife, mina terra natal, através de tias minhas, que o conheci em 1977. O marchand Renato Magalhães Gouveia – como então chamávamos a profissão de galerista – representava sua obra em São Paulo e buscava alguém para representar o artista. Eu, nem galeria tinha, abracei o desafio. Aos 22 anos, com meus filhos Alexandre e Daniel ainda pequenos – hoje parceiros de trabalho na galeria -, meu espaço expositivo funcionava na minha própria casa. Ali recebia os amigos do meu pai e mostrava as telas de José Claudio, entre elas o retrato que fez de mim (que tenho até hoje e está exposto na mostra). Meu amor por sua obra foi contagiando, em pouco tempo, não havia casa em Recife sem uma parede com suas pinceladas com quê picassiano. Certa vez, levei-o ao aeroporto, havia uma retrospectiva de Picasso no MoMA que ele desejava muito ver. Daquele jeito desleixado, embarcou para Nova York de havaianas.

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Apesar da aparência largada é das pessoas mais cultas que conheço, um verdadeiro erudito, intelectual adorável. Recentemente reeditamos seu livro, “Meu pai não viu minha glória”. São contos dedicados ao pai que sonhava ter filho doutor de Direito, com anel e tudo. Mas de pequeno o menino passava horas a desenhar no papel pardo do armazém do pai, em Ipojuca, sua cidade natal. Segundo a crítica de arte Vera D’Horta já se prenunciava “um Rafael”.

Flavio Freire/Cortesia Galeria Nara Roesler

José Claudio, Nara, 1979, tinta óleo sobre eucatex, 122,7 x 80 cm, coleção particular

Sempre amei a arte. Meu avô foi diretor da Escola de Belas Artes da Universidade de Pernambuco, eu o acompanhava aos ateliês dos artistas, mas eram todos mais acadêmicos. José Claudio, ao contrário, era pura energia! Os fins de semana na casa de meus pais era open house de sexta a domingo, ali conviviam a direita e a esquerda de Recife, poetas, escritores, profissionais liberais. Eu, quietinha, sorvia aquela grande experiência cultural.

Em 1987, ao me mudar para São Paulo, constatei que seu nome era pouco conhecido no sul. Aqui predominava o gosto pelo concretismo. Ele havia iniciado a carreira como desenhista em São Paulo, tinha sido assistente de Di Cavalcanti, aprendido gravura com Lívio Abramo, participado de cinco bienais (1957, 1959, 1961, 1963 e 1985), ganhado bolsa da Fundação Boccherini de Lucca, na Itália, e trabalhado na Sudene, onde desenvolveu a série Carimbos na década de 1960. Considero o grande José Claudio, o pintor, com base em sua habilidade natural para o desenho. Mas há também o escultor em pedra, o poeta, o escritor, o gravurista. Em Pernambuco ele fazia ilustração para vários jornais. Faz pouco recebi de Paulo Bruscky, outro grande nome da arte de Pernambuco, um calhamaço de diagramações originais do José Claudio que Bruscky recolhia na redação e guardou esse tempo todo.

Flavio Freire/Cortesia Galeria Nara Roesler

José Claudio, Sem título, 2006. tinta óleo sobre tela, 120 x 300 cm

José Claudio foi um dos fundadores do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), uma experiência comunitária de vanguarda criada por artistas autodidatas. Nos anos 50, não havia internet, tevê, revista, nada, quem não queria fazer arte acadêmica tinha que aprender na marra. O grupo reunia nomes como Abelardo da Hora, Virgulino, Samico, e cada qual transmitia sua experiência. A parte técnica era descoberta no peito e na raça, passada um para o outro entre eles. Com muito orgulho, realizei em Recife na minha primeira galeria, a Artespaço, uma mostra do Atelier Coletivo.

Há muito luto com José Claudio para organizamos uma grande mostra. Ele rebate: “Retrospectiva é para quem já morreu. Está desejando minha morte?”. Agora atingiu o marco dos 90 anos, mas fui obrigada a levar a Aracy Amaral a Recife para convencê-lo, são da mesma geração, entenderam-se bem. Grande parte dos trabalhos expostos provém do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo, do MAC USP e de coleções particulares. É uma mostra com caráter didático com obras dos anos 1950 a trabalhos recentes. Na vitrine da galeria penduramos uma tela linda, grande, com vários pássaros. Ele sempre gostou de retratar a natureza, como se vê na série Amazônia, para onde foi convidado pelo zoólogo e compositor Paulo Vanzolini a participar em uma expedição que durou dois meses. Pintou cobra, boto, peixe assim, peixe assado. Nas feiras observava o farfalhar das asas dos passarinhos nas gaiolas, e registrou aquele balé multicolorido, musical.

Cortesia Galeria Nara Roesler

Nara Roesler e José Claudio, Recife, anos 1970

Vive tão mergulhado em seu mundo que nem sabia que o MoMA de Nova York possui um desenho seu, Apocalipse III, obra em nanquim sobre papel de 1956. Da mesma série estamos expondo Apocalipse IV, da coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. O que ele gosta mesmo é de pintar, de apreciar suas telas nas casas dos amigos colecionadores bebericando uma cachacinha.

José Claudio é um grande artista. Como se diz no Nordeste, é um forte.

José Cláudio: uma trajetória
Curadoria de Aracy Amaral
Galeria Nara Roesler, São Paulo
Até 5 de novembro, 2022

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Com colaboração de Cynthia Garcia, historiadora de arte cynthigarciabr@gmail.com

Nara Roesler fundou a Galeria Nara Roesler em 1989. Com a sociedade de seus filhos Alexandre e Daniel, a galeria em São Paulo, uma das mais expressivas do mercado, ampliou a atuação inaugurando no Rio de Janeiro, em 2014, e no ano seguinte em Nova York.
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