12 tendências de design de cozinha para esquecer em 2023

29 de novembro de 2022
Unsplash

Algumas tendências de design de cozinha estão com os dias contados para 2023

Uma cozinha lindamente projetada é essencial por vários motivos. Primeiro, porque é o espaço onde passamos mais tempo com a família, cozinhando, comendo ou até mesmo trabalhando. Além disso, a cozinha certa pode aumentar o valor de revenda de uma casa.

Embora as cozinhas totalmente brancas ou em estilo de fazenda sejam populares há muitos anos, proprietários, designers e construtores estão finalmente começando a ver os estilos de cozinha evoluírem. Elementos que antes eram obrigatórios tornaram-se opcionais.

Aqui estão 12 tendências de design de cozinha que desaparecerão em 2023, de acordo com especialistas e designers de interiores.

Leia mais: Futuro do trabalho: as tendências dos escritórios

Cozinhas totalmente brancas

Segundo a corretora de imóveis de Los Angeles Lori Levine Harris, “fazer tudo branco está com os dias contados’. Na última década, vimos paredes brancas, ladrilhos brancos e mármore Carrara. As pessoas estão cansadas dessas paletas suaves e os designers estão trazendo cores – o que amamos”.

A maioria dos designers também concorda que as cozinhas branco sobre branco parecerão datadas em 2023. Então, qual será a nova cor? Não há uma resposta certa aqui. Alice Arterberry e Barrett Cooke, da Arterberry Cooke, acreditam que as cozinhas mais novas terão dois ou três tons contrastantes e complementares. “As cozinhas monocromáticas carecem de profundidade e interesse visual. Tons complementares em uma cozinha podem elevar a área enquanto continuam atemporais.”

A designer de interiores Kirsten Blazek, da a1000xBetter, vê os armários de madeira escura voltando. “Por muitos anos, os armários de carvalho branco dominaram o design de cozinha, mas acho que essa era está terminando e vamos começar a ver paletas mais saturadas. O armário castanho escuro não sai de moda e pode ser misturado com muitos outros acabamentos fantásticos.”

Espaços abertos e cozinha americana

Espaços abertos e cozinhas americanas são tópicos controversos no mundo do design no momento. Embora seja prático para alguns, muitos proprietários se cansaram dessa escolha de design em um mundo pós-pandemia. Os clientes de Harris têm pedido para fechar as paredes da cozinha. “Especialmente para as famílias, as pessoas não querem mais ver pratos sujos e caixas de cereal enquanto jantam ou se divertem. Temos clientes com espaços abertos que estão construindo paredes para separar suas cozinhas de suas salas de jantar. Este estilo mais tradicional está voltando com a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar todas compartimentadas. Ele permite que você organize um espaço único.”

Eletrodomésticos na cor preta

Embora o preto fosco estivesse em toda parte em 2022, espere ver menos em 2023. “O hardware preto fosco nunca realmente me atraiu, mas entendo que alguns apreciam a natureza minimalista e os tons mais escuros ao optar por uma aparência mais bonita”, diz a designer de interiores Sara Weichel, da Swike.

Então, qual é uma boa alternativa? Weichel recomenda considerar bronze polido a óleo para uma aparência mais atualizada. Ela também prevê que veremos mais níquel polido e cromo no próximo ano.

Armários superiores

Os dias dos armários superiores fechados padrão estão contados. Segundo Sapna Aggarwal, da Bungalowe, eles serão substituídos por estantes abertas: “Os armários superiores estão desaparecendo. Prateleiras abertas lindamente estilizadas vieram para ficar. Acabar com os armários superiores é uma ótima maneira de economizar dinheiro e criar uma oportunidade de mostrar sua personalidade criando cenários com belos estilos.”

Mas fazer isso corretamente também significa manter a organização. “Nossos clientes gostam muito de esconder tudo, de pratos a eletrodomésticos. Acabaram-se os dias de cerâmica e livros de receitas à mostra – o visual minimalista e arrumado está na moda. Os livros devem ficar na despensa e os eletrodomésticos são escondidos pelos armários para obter uma aparência zen e organizada”, diz Harris.

Leia mais: Home office de luxo: arquitetos contam como criar o ambiente perfeito

Acabamentos falsos

2023 tem tudo a ver com manter o realismo na cozinha, de acordo com Lauren Cherkas, presidente e diretora de vendas da Artistic Tile. “Qualquer coisa falsa [como quartzo que parece mármore] é definitivamente uma tendência de cozinha que desaparecerá para o consumidor de luxo em 2023. Para o cliente exigente, pedra natural para pisos, bancadas e backsplash é o único caminho. É um visual clássico para a cozinha que transcende as tendências.”

Cherkas também acredita que esses acabamentos servirão melhor aos proprietários a longo prazo. “Com sua longevidade, também é uma escolha sustentável. Com manutenção mínima, pode durar mais do que os outros elementos de uma cozinha.”

Backsplashes espinha de peixe

Os backsplashes em espinha de peixe voltaram a ser populares na época em que o piso nesse padrão caiu em desuso há alguns anos. Mas de acordo com Christopher Peacock, fundador e CEO da Christopher Peacock, os dias desse estilo estão contados: “Os padrões de espinha de peixe são bons para um piso, mas não tanto para um backsplash, pois podem ficar com muita informação e você precisa de uma grande área para apreciá-lo totalmente.”

Mármore Carrara

O mármore Carrara, embora bonito e amado por quase todos, tornou-se quase irritantemente onipresente. Portanto, em 2023, provavelmente veremos muito menos dele. Peacock acha que os proprietários podem ter alternativas melhores: “O clássico Carrara mudou tanto agora que é difícil encontrar uma boa pedra. Não é para mim, a menos que eu encontre uma peça legal que tenha muito branco. Existem tantos mármores brancos, mas são supercaros, então Carrara pode ser bom para manter o orçamento, mas não é considerado tão bonito quanto outros mármores brancos por aí.”

Eletrodomésticos além do alcance

Instalar um micro-ondas acima do alcance da mão tem sido o padrão há anos, mas agora esse padrão está mudando. “Apenas diga não para colocar aparelhos fora de mão. Montar um recurso de design de cozinha no espaço acima do seu alcance supera em muito a tendência utilitária de usar essa área para abrigar um eletrodoméstico. Algumas pessoas podem dizer que é uma pena não usar esta seção superior do armário para armazenamento adicional ou para um eletrodoméstico”, diz Tamarra Younis, da Union Of The Art Interiors.

Estética Contemporânea

A estrela da HGTV e designer de interiores Francesca Grace, da Francesca Grace Home, compartilha que a estética orgânica da cozinha está começando a parecer datada. “Como maximalista, costumo ficar longe de paletas neutras e acho que veremos muito mais cores na cozinha em 2023. Pense em muitos tons de cores ricas, como verdes escuros, pretos e azuis, até mesmo armários de cor merlot, com bancadas com mais personalidade, como mármores lindos.”

Cozinhas estilo fazenda

Cozinhas estilo fazenda não estarão mais na moda em 2023 “Todos nós já as vimos várias vezes e é hora de esse estilo ser reformulado, o que pode ser feito facilmente. Essa é uma tendência que começou a se tornar básica. Queremos ver mais personalidade em uma cozinha”, diz Grace.

Backsplashes lado a lado

Arterberry e Cooke dizem que backsplashes de ladrilhos padronizados estão começando a se tornar menos preferíveis. “O azulejo de parede estampado ou em mosaico pode criar uma estética movimentada e parecer disfuncional. Opte por uma pedra sólida para combinar com as bancadas para uma aparência simples e calma. Você também pode se divertir com as cores da pintura dos armários [em vez disso].”

Designs frios e ultramodernos

Renata Vasconez e Samantha Gallacher, co-fundadoras da IG Workshop, preveem que elementos frios e modernos, como acabamentos brilhantes e bordas afiadas, serão substituídos por estilos mais quentes e aconchegantes. “Os designers estão evitando acabamentos brilhantes e bordas afiadas. Estamos olhando para ilhas curvas, tons de madeira e uso interessante de texturas. Pedras lapidadas e de couro estão substituindo as lajes brilhantes, e cores mais ousadas foram incorporadas aos designs de cozinha.”