Foi divulgado ontem (21) o ranking 50 Top World Artisan Pizza Chains 2022, do “50 Top Pizza”, renomado guia italiano online do setor. Apesar da dominância da Itália, com quatro dos dez primeiros lugares, o Brasil aparece na quinta posição da lista das melhores redes de pizza artesanal do mundo, com a Bráz Pizzaria.
Para participar da lista, as marcas devem estar instaladas em pelo menos cinco endereços em seu país de origem (com a possibilidade de unidades internacionais) e provar sua qualidade em todos eles. São levados em consideração todos os estilos de pizza propostos, desde que o preparo seja de forma artesanal.
Leia mais: Três pizzarias brasileiras entram em ranking das melhores do mundo
Com nove unidades espalhadas por São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, esta é a segunda vez consecutiva que a Bráz aparece no ranking – no ano passado esteve em 7º lugar. Fundada na capital paulista, em 1998, ela traz pizzas com inspiração napolitana, com massa de fermentação longa (entre 48 e 72 horas) e discos com centro de espessura média-fina e bordas mais altas, mais aeradas.
“Nos 24 anos desde que a primeira loja foi inaugurada, a Bráz estabeleceu o padrão para a pizza de qualidade feita no Brasil. A maior parte dos produtos utilizados vem da Itália e outros de pequenos produtores brasileiros. O atendimento é feito com a clássica alegria brasileira que faz desta rede artesanal uma referência absoluta não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul”, definiu o ranking.
A primeira posição foi ocupada pela italiana Da Michele, originária de Nápoles. “As pizzas Margherita e Marinara, que marcam a história desta marca, são imperdíveis por todo o lado”, escreve a lista.
O top 10 das melhores redes de pizza do mundo é:
1ª – Da Michele (Itália)
2ª – Big Mamma Group (França)
3ª – Grosso Napoletano (Espanha)
4ª – Berberè (Itália)
5ª – Bráz Pizzaria (Brasil)
6ª – 400 Gradi (Estados Unidos)
7ª – Pizza Pilgrims (Inglaterra)
8ª – Errico Porzio (Itália)
9ª – Luigia (Suíça)
10ª – Sorbillo (Itália)