Arezzo & Co compra marca de calçados Vicenza

17 de janeiro de 2023
Divulgação/Arezzo

Rafaela Furlanetto, da Vicenza, com Alexandre Birman, CEO da Arezzo

A Arezzo & Co anunciou hoje (17) a compra da marca de calçados Vicenza, avaliada em R$ 173 milhões. Essa é mais uma aquisição da companhia desde 2020, quando deu início a estratégia de criação da “mais completa house of brands” do mercado brasileiro – e a primeira marca adquirida desde o follow on que captou R$ 833 milhões em fevereiro do ano passado.

Fundada no Rio Grande do Sul pelo empresário Ariovaldo Furlanetto, a Vicenza atua há mais de 30 anos no mercado de calçados e bolsas femininas, com produção própria de aproximadamente 1.800 unidades por dia. Com foco nos públicos A e B, a marca está presente em mais de 700 lojas multimarcas no Brasil e em países como Itália, França, Portugal e EUA. Atualmente, parte da produção da Vicenza é destinada à exportação.

Hoje comandada pela filha de Ariovaldo, Rafaela, a Vicenza teve em 2022 receita operacional bruta de aproximadamente R$ 80 milhões e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de cerca de R$ 13 milhões, de acordo com a Arezzo & Co.

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“Há muito tempo admiro a Vicenza e acompanho de perto tanto seu crescimento quanto a lealdade das suas clientes à marca”, afirmou Alexandre Birman, CEO da Arezzo & Co. “Assim como eu, a Rafaela nasceu e cresceu dentro da fábrica, e o sapato está no DNA das nossas famílias. Fico entusiasmado com a entrada dela no grupo e com as inúmeras oportunidades de crescimento que a Vicenza terá se juntando ao nosso ecossistema”.

Segundo a companhia, algumas possibilidades de crescimento da Vicenza já foram traçadas dentro do grupo, entre elas a entrada em lojas multimarca que hoje já vendem produtos da Arezzo & Co (hoje já são mais de 1.300 oportunidades de cross-sell mapeadas) e e a abertura de cerca de 10 lojas próprias “flagships” em pontos exclusivos.

O momento é de orgulho para Rafaela: “Fazer parte da Arezzo & Co é a melhor forma de aumentar nosso impacto ao mesmo tempo em que mantemos nosso legado”, disse em comunicado à imprensa.

Em sua estratégia de ser uma casa de marcas, a Vicenza é a 17ª integrante do portfólio da Arezzo. Na transação, 60% do valor (R$ 103,8 milhões) será pago em dinheiro e os 40% restantes da Vicenza serão incorporados pela Arezzo & Co por meio de emissão de novas ações (803.129 papéis) da empresa que serão adquiridas pelos vendedores, segundo fato relevante.

*Com Reuters