Bruce Willis é diagnosticado com demência frontotemporal

16 de fevereiro de 2023
David M. Benett/Dave Benett/WireImage

Família de Bruce Willis divulgou um comunicado hoje informando sobre condição de saúde do ator

O ator Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal, uma doença que causa declínio funcional, anunciou sua família em um comunicado. A declaração de hoje (16) diz que a condição de saúde do ator progrediu desde que revelaram que Willis tinha sido diagnosticado com afasia no ano passado.

  • Em uma declaração compartilhada pela Association For Frontotemporal Degeneration (Associação para Demência Frontotemporal, AFTD, na sigla em inglês), a família de Willis – sua esposa, Emma Heming Willis, sua ex-esposa Demi Moore e suas filhas Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn – disse que a afasia “é apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta”.
  • A condição é a forma mais comum de demência em pessoas com menos de 60 anos, o diagnóstico pode demorar anos e não há tratamento para a doença, diz o comunicado. Bruce Willis tem 67 anos.
  • Sua família disse que é uma “doença cruel”, embora “seja um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”.
  • A família disse que a “compaixão, compreensão e respeito dos fãs nos permitirá ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível”.

“Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente”, diz o comunicado. “Sabemos em nossos corações que, se ele pudesse, hoje ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias.”

A demência frontotemporal causa entre 10% e 20% de todos os casos de demência, de acordo com a clínica Mayo. A doença ocorre quando os lobos frontal e temporal do cérebro encolhem, e não se sabe a causa.

Os sintomas incluem alterações comportamentais, problemas de fala e linguagem e distúrbios motores. As pessoas que têm a doença podem conviver com ela, embora isso as torne mais suscetíveis a outros problemas que podem ser fatais, como pneumonia, infecções e lesões por queda, de acordo com a Johns Hopkins. A expectativa média de vida varia de 7 a 13 anos após o início dos sintomas, de acordo com o AFTD.

Em março do ano passado, a família de Bruce Willis anunciou que ele ia se aposentar após ter sido diagnosticado com afasia, um distúrbio que causa problemas de comunicação – mas não afeta a inteligência – e pode ser causado por uma lesão no cérebro por traumatismo craniano, derrame ou infecção.

Em sua declaração inicial, a família disse que ele “está passando por alguns problemas de saúde”, que estavam “afetando suas habilidades cognitivas”.

Willis é mais conhecido por estrelar filmes como a série “Duro de Matar”, “O Sexto Sentido” e “Pulp Fiction”.

(Traduzido por Patrícia Junqueira)