Especialistas me disseram em dezembro último que a turnê da popstar, prevista para ter 52 datas, poderia arrecadar US$ 620 milhões (R$ 3,15 bilhões). Desse valor, ela poderia ficar com cerca de US$ 500 milhões (R$ 2,5 bilhões). Agora, essas mesmas pessoas mantiveram suas estimativas, mas sugerem que ela pode ganhar ainda mais.
Um desses especialistas me disse que essa estimativa inicial de US$ 500 milhões está ligada a um preço médio de ingresso de US$ 215 (R$ 1.000), mas que a receita da turnê pode chegar a US$ 1,5 bilhão (R$ 7,6 bilhões) caso esse preço médio chegue a US$ 700 (R$ 3.500). “Ou mais, dependendo do local do show”, afirma Armen Shaomian, professor associado de gerenciamento de entretenimento na Universidade da Carolina do Sul.
Se possíveis datas internacionais forem adicionadas, o número final pode ser ainda maior, fazendo de “Eras” a turnê de maior bilheteria da história, com preços médios de ingressos muito mais altos e com muito menos shows.
Como referência do impacto de “Eras”, vale considerar que entre 2017 e 2019 a turnê europeia de Ed Sheeran arrecadou US$ 780 milhões (R$ 3,9 bilhões, na cotação atual). “Ele reuniu quase nove milhões de fãs no total, que ajudaram a arrecadar mais de US$ 3 milhões por show em 255 eventos”, de acordo com ONE37pm.
“Ela supera todos os outros artistas na capacidade de se conectar com seus fãs e escrever ótimas canções que emocionam as pessoas. Swifties – que não vão a seus shows desde antes da pandemia – estão desejando a experiência de um show presencial com ela”, afirma David Herlihy, professor e coordenador do programa da indústria musical da Northeastern University.
A Billboard estima que “Eras Tour” irá gerar US$ 591 milhões (R$ 3 bilhões) em receita de ingressos – 71% a mais do que “Reputation”, turnê anterior de Taylor e que rendeu US$ 345 milhões (R$ 1,7 bilhão) em ingressos.
O promotor pagará a Swift mais do que apenas o dinheiro dos ingressos. Quanto? Cerca de US$ 620 milhões – ou 105% da receita de ingressos.
Herlihy estimou que Swift receberá entre 100% e 110% dos US$ 591 milhões em vendas de ingressos para a turnê. O motivo: “O promotor dela deveria ficar feliz em pagar mais a ela, porque ele não precisa assumir nenhum risco de que os shows não estejam esgotados.”
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Venda de merchandise
Como explicou Herlihy, cada estabelecimento – os 52 pelos quais “Eras” irá passar – venderá todas as 30.000 peças de mercadorias em suas prateleiras a um preço médio de US$ 80 por item. Cerca de 30% disso ficaria com o local, enquanto o restante iria para Swift e o promotor.
Esses valores, no entanto, podem cair devido a problemas com as impressões dos produtos, que estão “desbotando ou manchando a tinta após apenas um ciclo de lavagem”, de acordo com a Rolling Stone. Embora Taylor Swift tenha se oferecido para ajudar a substituir as mercadorias desbotadas, esse problema pode reduzir um pouco as vendas.
Rendimentos de Taylor Swift depois das despesas
Em dezembro passado, Herlihy projetou que, após as despesas, a cantora poderia arrecadar entre US$ 465 e US$ 496 milhões (R$ 2,3 a R$ 2,5 bilhões): “Ela tem que pagar impostos, a equipe, o aluguel do local e despesas da turnê – caminhões, funcionários, instrumentos musicais e assim por diante. Essas despesas podem variar e englobar entre 20% e 25% de sua receita.”
Para Herlihy, as despesas de marketing de “Eras” foram menores do que o normal. “Como os shows esgotaram automaticamente, um gasto enorme com marketing para estimular as vendas foi um tanto desnecessário – portanto, menos uma despesa”, diz ele.
Taylor Swift quase certamente terminará 2023 como bilionária.
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Por que Eras Tour pode ser a maior turnê de todos os tempos
Se o preço médio dos ingressos fosse de US$ 700 em vez de US$ 215, as vendas disparariam para US$ 1,9 bilhão (R$ 9,6 bilhões) – tornando “Eras” a turnê de maior bilheteria da história, com preços médios de ingressos muito mais altos e com muito menos shows.
Com base nas estimativas usadas, um preço médio de ingresso de US$ 700 para a turnê adicionaria incríveis US$ 1,5 bilhão à receita de “Eras”.
Quanto mais você paga pelo seu ingresso de “Eras”, mais rica fica Taylor Swift.