A inspiradora jornada da Audemars Piguet com o universo dos super-heróis

31 de maio de 2023
Divulgação

Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”, novo relógio da Audemars Piguet em parceria com a Marvel

Em uma conversa franca com François-Henry Bennahmias, CEO da Audemars Piguet, revelamos a cativante história por trás da colaboração da marca de relógios de luxo com a Marvel. De uma rejeição inicial a uma aliança frutífera, essa conversa mergulha na notável cadeia de eventos que uniu estas duas marcas icônicas.

A história começa em 2003 ou 2004, quando o executivo imaginou uma parceria entre a Audemars Piguet e a Marvel. A crescente popularidade da editora/estúdio, aliada à bem-sucedida colaboração da sua empresa com a indústria do hip-hop, levou Bennahmias a acreditar que os super-heróis deveriam ser a sua próxima empreitada. Cheia de entusiasmo, a equipe da Audemars Piguet apresentou sua ideia no escritório da empresa dos super-heróis em Nova York – apenas para ser rapidamente dispensada. Inabalável, ele aceitou o revés e se conformou com a ideia de que seus caminhos não iam se cruzar. 

Avançando para 2010, durante o tapete vermelho do Tony Awards, um encontro casual com o ator Don Cheadle, adornado com um relógio Patek Philippe, despertou uma conversa. Bennahmias, sem conhecer o ator, fez uma brincadeira: “Um dia você vai crescer e entender que relógio deve usar”. Cheadle respondeu: “Que relógio devo usar?”. E o CEO replicou: “Um AP”. Intrigado, Cheadle perguntou sobre a marca, e Bennahmias aproveitou a oportunidade para compartilhar sua paixão pela Audemars Piguet. Esse encontro acendeu uma amizade, levando Don a mostrar os relógios da marca em suas aparições em vídeo. Ao longo dos anos, essa conexão teve seus altos e baixos, até que em 2014 ou 2015 a comunicação cessou – um acontecimento natural na vida. 

Divulgação

François-Henry Bennahmias, CEO da Audemars Piguet

Mas o destino interveio mais uma vez durante um encontro fortuito em Paris. Enquanto tomava uma bebida com Don e suas respectivas esposas em La Reserve, François confessou seu arrependimento por não ter tido êxito com a Marvel anos atrás. O ator, ansioso por corrigir essa oportunidade perdida, prontamente fez uma ligação para Kevin Feige, CEO da Marvel, e propôs a ideia de trabalhar com a Audemars Piguet. Para seu deleite, Kevin expressou interesse e prontamente marcou uma reunião em Los Angeles apenas três semanas depois.

Acompanhado por Don, François e sua equipe chegaram à sala de reuniões, onde encontraram cinco executivos da Marvel e um advogado francês responsável pela franquia. Foi um alinhamento serendipitoso. Armados com seis personagens meticulosamente desenhados em relógios, a equipe da Audemars Piguet apresentou ansiosamente sua visão. A Marvel, uma máquina bem azeitada com planejamento meticuloso, ficou impressionada com a sincronicidade e preparação da proposta da relojoaria suíça.

À medida que a reunião progredia sob o manto de acordos de não divulgação, a equipe aprendeu sobre os planos intrincados da Marvel. O primeiro personagem a receber o tratamento Audemars Piguet foi o Pantera Negra, uma decisão que se mostraria premonitória diante da subsequente tragédia em torno da morte prematura do ator Chadwick Boseman. O Homem-Aranha, franquia principal da Marvel, foi a segunda escolha, necessitando de designs e movimentos únicos para diferenciar os relógios. Notavelmente, uma peça única também foi revelada, para ser leiloada naquela mesma noite.

O executivo dá a entender ter uma história fascinante nos bastidores do lançamento do Pantera Negra, mas essa fica para outra ocasião. No entanto, a parceria entre Audemars Piguet e Marvel representa uma jornada notável de uma rejeição inicial a uma colaboração frutífera. Ela mostra as sinergias entre os mundos da alta relojoaria e da narrativa de super-heróis, unindo habilidade e criatividade em uma fusão de tirar o fôlego.

Na continuação de nossa conversa, exploramos o notável sucesso da marca diante do ceticismo e da mudança das dinâmicas de mercado. Contra o pano de fundo do lançamento do Apple Watch em 2014, Francois reflete sobre a resiliência da marca e a ressurgência inesperada de relógios de luxo tradicionais.

Bennahmias relembra os desafios que a Audemars Piguet enfrentou quando “insiders” da indústria, incluindo representantes de outras marcas, questionaram o futuro das relojoarias de luxo durante o Salon International de la Haute Horlogerie (SIHH), em 2014 e 2015. Os céticos afirmavam que o surgimento dos smartwatches e uma nova geração menos inclinada a usar relógios tradicionais seria o fim do segmento.

No entanto, o executivo proclama orgulhosamente que aconteceu exatamente o contrário:  ele aponta que nos últimos cinco a seis anos, a Audemars Piguet e toda a indústria relojoeira presenciou um fenômeno notável: o surgimento de jovens, tão jovens quanto 15, 16, 20 anos, defendendo a Audemars Piguet e abraçando o fascínio pelo artesanal, exclusivo e o escapismo.

Bennahmias atribui essa mudança inesperada à acessibilidade da informação através da internet, redes sociais e a influência das gerações mais jovens. Ele reconhece que os pais podem aprender tanto com seus filhos, quanto podem transmitir conhecimento a eles, graças à riqueza de informações disponíveis. Nesta dinâmica invertida, a Audemars Piguet desempenhou um papel crucial, graças, em parte, às suas conexões de longa data com a cultura hip-hop, música, entretenimento e esportes. Essas associações, estabelecidas anos antes de outros se aventurarem em colaborações semelhantes, ecoaram no público mais jovem.

Refletindo sobre sua posição como a força motriz por trás da marca, Bennahmias reconhece humildemente o impacto de suas decisões e a capacidade da relojoaria de luxo  de se adaptar e abrir novos caminhos. Ele recorda um marco significativo em 2005, quando a Audemars Piguet fez manchetes no Financial Times por sua colaboração com Jay-Z, marcando a primeira incursão de uma marca de luxo no mundo do hip-hop. Esse momento inovador abriu portas e pavimentou o caminho para futuras colaborações com artistas musicais, reforçando a relevância cultural da grife.

O CEO também observa que a influência da casa suíça vai além da música, à medida que continuam a explorar parcerias com outros universos, como os de esportes, arte e artesanato. Reconhecendo que cada via tem seu próprio impacto, ele afirma que a capacidade da Audemars Piguet de cativar públicos diversos não só criou uma cultura em torno da relojoaria, mas também transformou percepções e expandiu o alcance da indústria.

Para mostrar seu poder colaborativo, a Audemars Piguet e a Marvel apresentaram o “Royal Oak Concept Tourbillon Spider-Man”, um relógio de edição limitada, requintado que encapsula a fusão da aliança de habilidade e cultura pop. Esse espetacular relógio exibe um movimento aberto que revela o Homem-Aranha em seu traje icônico, uma representação hipnotizante do super-herói.

Além disso, uma peça única que apresenta o Homem-Aranha em um traje preto do “The Amazing Spider-Man”, edição #252 de 1984, adiciona um ar de mistério à coleção. Detalhes como o material luminescente nas mãos, marcadores de hora e parte do personagem que brilha verde no escuro amplificam seu charme.

Durante o processo de concretização deste projeto, os engenheiros, relojoeiros e artesãos da Audemars Piguet mostraram sua expertise. Essa maravilha da relojoaria levou cerca de 50 horas para ser concluída, resultando em uma representação extraordinária tridimensional do Homem-Aranha, criada a partir de um bloco de ouro branco, esculpida, acabada à mão e pintada, dando a cada peça seu caráter único.

A nova edição limitada Royal Oak Concept “Homem-Aranha” e a peça única foram reveladas durante um evento realizado na torre mais alta da Central Park Tower, em Dubai, no mês de maio. Com um coquetel criado pelo chef 3 estrelas Michelin, Björn Frantzén, uma performance hipnotizante do escalador livre Alexis Landot e um set exclusivo do DJ Heron Preston.

Por meio de colaborações únicas e influência nas gerações mais jovens, a Audemars Piguet deixa um legado duradouro na indústria da relojoaria. A marca de luxo continua a abrir caminhos e a definir padrões, enquanto cativa os amantes de relógios em todo o mundo. Como expressou François-Henry Bennahmias: “Onde quer que estejamos, em qualquer situação, sempre teremos uma história para contar”. E essa história continua a ser escrita, enquanto a relojoaria suíça avança para novas fronteiras e explora novos territórios no mercado das relojoarias de luxo.

Veja imagens dos relógios Audemars Piguet Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man” e Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man”:

Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man” e Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man” são parceria entre Audemars Piguet e Marvel
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man” e Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man” são parceria entre Audemars Piguet e Marvel
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man” e Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man” são parceria entre Audemars Piguet e Marvel
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man” e Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man” são parceria entre Audemars Piguet e Marvel
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man” e Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man” são parceria entre Audemars Piguet e Marvel
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man” e Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man” são parceria entre Audemars Piguet e Marvel
Royal Oak Concept Tourbillon “Black Suit Spider-Man”
Royal Oak Concept Tourbillon “Spider-Man”