No início de 2022, Julien recebeu o título de “Sir” das mãos da falecida rainha Elizabeth II por seus serviços prestados à arte na vídeo-instalação e no cinema, reunindo disciplinas como fotografia, dança, música, teatro, pintura, escultura e arquitetura em propostas conceituais sofisticadas, complexas, mas sempre de grande apuro visual. Integrando a retrospectiva no Tate Britain estão seus primeiros filmes em Super-8, como o sensual “Looking for Langston” (1989), filmado no auge da AIDS, a suas instalações em grande escala mais recentes. Projetadas em múltiplas telas, as obras tratam da igualdade de direitos, garantia de direitos básicos e solidariedade coletiva, com foco na comunidade gay e em grupos à margem da sociedade.
Leia também:
- Sucata da natureza de Marcelo Silveira
- Paisagens internas da pintora Karin Lambrecht
- Arte contemporânea em 4 episódios
Os roteiros investigam personagens proeminentes, mas nada óbvios, como por exemplo, o abolicionista Frederick Douglass ou a arquiteta Lina Bo Bardi, que atuaram em diferentes lugares (Filadélfia e Salvador), em épocas distintas (século 19, Anos 1950/1990) e se distinguiram, cada qual à sua maneira. Filmada em São Paulo e em Salvador, a vídeo-instalação “A Marvellous Entanglement” (2019), retrata a vida de Bo Bardi através das atrizes mãe e filha, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que interpretam duas fases da vida da arquiteta, nascida na Itália, que promoveu o potencial sociocultural da arquitetura e do design brasileiros.
Com colaboração de Cynthia Garcia, historiadora de arte cynthigarciabr@gmail.com
Nara Roesler fundou a Galeria Nara Roesler em 1989. Com a sociedade de seus filhos Alexandre e Daniel, a galeria em São Paulo, uma das mais expressivas do mercado, ampliou a atuação inaugurando no Rio de Janeiro, em 2014, e no ano seguinte em Nova York.
info@nararoesler.art
Instagram galerianararoesler
http://www.nararoesler.com.br/