A mulher por trás das linhas de make de R$ 130 milhões das super influencers

14 de junho de 2023
Rodolfo Corradin

Com sua experiência de 15 anos no mercado da beleza, Flávia Montebeller criou uma empresa que desenvolve linhas de maquiagem para grandes influencers e faturou R$ 130 milhões em um ano e três meses

Quando Flávia Montebeller fez a transição de carreira da área de farmácia para o marketing, ela jamais imaginaria que, menos de uma década depois, teria a sua própria empresa, a MBOOM. A capixaba, crescida em uma cidade muito pequena do Espírito Santo, diz que nunca teve o sonho de empreender. O máximo que almejava era o cargo de CEO, mas de outro negócio que não o seu próprio. Mas um tiro no escuro, em 2016, mudou o rumo da sua vida profissional: as linhas de beleza assinadas por influenciadoras digitais.

Hoje, na era da creator economy, cosméticos e produtos de selfcare com o rosto de criadores de conteúdo bombados nas redes sociais vendem como água. Basta ver os rankings de best-sellers de lojas de beleza: nomes como Boca Rosa, Bruna Tavares e Mari Maria estampam as prateleiras. Quase toda e qualquer personalidade da internet quer uma linha para chamar de sua. Mas na década passada, quando esse terreno ainda era mato, o que Flávia recebia das grandes varejistas ao propor algo do gênero eram risadas. “Quando fomos desbravar o Brasil apresentando esses projetos, eles riam na minha cara e diziam ‘vocês estão loucas?’, ‘o que é isso?’”, afirma.

Com a MBOOM, Flávia Montebeller desenvolve linhas de maquiagem para influencers; veja fotos

Linha de maquiagem da influencer Franciny Ehlke, desenvolvida pela MBOOM
Franciny Ehlke e Flávia Montebeller
Batons da FRAN by Franciny Ehlke; a marca foi lançada em setembro de 2021, com 35 produtos
A marca de cosméticos Karen Bachini Beauty também é da MBOOM
A linha da influenciadora Karen Bachini foi lançada em dezembro de 2022
Karen trabalha na internet e cria conteúdo de beleza há mais de uma década

À época diretora de marketing da Payot, uma das maiores e mais tradicionais players do setor nacional de cosméticos, a executiva quis apostar em colabs com blogueiras na intenção de captar mais consumidores jovens para a marca sexagenária. “Era um terreno difícil de pulverizar no país, não tinha credibilidade. Havia o estigma das ‘blogueirinhas’ e não tinha quase nenhuma marca do tipo, só a Bruna Tavares, mas que estava em pouquíssimos lugares”, lembra. O nome de estreia da ideia foi Mariana Saad, que lançou em 2016 uma coleção de batons com a Payot. O jogo, que começou como chacota por partes dos buyers, logo virou sucesso: “Em 15 dias, eles [os varejistas] já estavam implorando para ter os produtos nas lojas”, completa.

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Cruzando a linha com Boca Rosa

A chancela da primeira tentativa fez Flávia querer mais. O próximo nome era claro para ela: Bianca Andrade, a Boca Rosa. Foi a capixaba que montou do zero o plano de negócios e convidou Bianca para embarcar na missão pioneira. “Trazer uma influenciadora jovem para uma marca quase centenária, para ter uma linha de destaque, foi uma luta. Foi custoso, mas o varejo começou a aceitar muito bem as linhas assinadas”. Hoje, a Boca Rosa Beauty é uma das linhas mais vendidas da Payot – e do Brasil. “Foi um dos maiores projetos da minha carreira. Depois dele eu realmente cruzei uma linha”, afirma.

Essa linha cruzada que Flávia menciona a levou em direção ao próprio negócio, mesmo esta não sendo a sua intenção. “A MBOOM nasceu até mais por desejo dos outros. Sempre ouvi muito de pessoas importantes no mercado, grandes executivos que atendia, que eu tinha que fazer o meu negócio. E quando descobri o cerne desse modelo [de colabs assinadas], decidi tentar”, conta sobre a oportunidade de mercado que enxergou – e agarrou, investindo todo o dinheiro que tinha guardado. “Eu tinha total certeza que iria dar certo”, afirma.

Influência e varejo se encontram

Não demorou muito para a ideia da empresa especializada em criar e desenvolver marcas de beleza para influenciadoras sair do papel. Em quatro meses de planejamento, no primeiro semestre de 2021, a MBOOM já tinha sua linha – e blogueira – de estreia: Franciny Ehlke. A Under 30, que reúne mais de 34 milhões de seguidores no Instagram, Youtube e TikTok, foi procurada pessoalmente por Flávia e, juntas, lançaram a marca Fran em outubro do mesmo ano, com 35 produtos.

Até o final de 2022, em um ano e três meses no mercado, a linha trouxe para a empresa um faturamento de R$ 130 milhões, com três milhões de produtos vendidos. Um dos itens de edição limitada – o gloss de aumento labial Chocochilli – esgotou em segundos no lançamento, alcançando R$ 1,5 milhão em vendas. O sucesso foi tanto que a empresa pensa em deixá-lo como fixo no portfólio.

Divulgação

O gloss de aumento labial Chocochilli foi best-seller da MBOOM

Mas para além do alcance de Franciny, que divulga as maquiagens na internet para uma legião de fãs, a fórmula de sucesso da MBOOM tem mais um ingrediente: sua presença em pontos físicos. A empresa surgiu no mercado não só no e-commerce, mas também em quatro dos maiores players de varejo do país – Sephora, C&A, Riachuelo e Renner. Como? Flávia atribui isso a sua credibilidade e relacionamentos, construídos ao longo de 15 anos de trabalho na indústria da beleza, especialmente na Payot, que trouxe para sua própria companhia. “Os meus primeiros clientes foram os grandes varejistas e estamos falando de uma empresa que, em menos de um mês de operação, já tinha contratos assinados com eles. Isso é recorde. Eles assinaram sem nem ver os produtos, só mockups. Foi um voto de confiança, não teve uma pessoa que duvidou do negócio”, afirma.

O negócio da capixaba conseguiu juntar o melhor dos mundos: o marketing virtual das influenciadoras com a capilaridade das varejistas de chegar em vários cantos do Brasil. Hoje, a MBOOM está presente em 3.200 pontos físicos em todo o território nacional, além da internet. “Essa foi a nossa estratégia para trabalhar sem muito dinheiro, sem um grande aporte financeiro”, diz. “Com os meus contatos, dos melhores fornecedores e dos grandes players, a empresa pagou o pouco que eu tinha para investir super rápido”, completa.

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Os próximos passos da beleza

Nesse um ano e meio de atuação, a companhia de linhas assinadas já se consolidou com um sucesso do setor de cosméticos, especialmente no varejo físico. Em dezembro de 2022, o portfólio se expandiu com a linha Karen Bachini Beauty. Foi a influencer e maquiadora, que trabalha com conteúdo de beleza na internet há mais de uma década, que procurou Flávia para a parceria, depois de ver seu trabalho com Franciny. “Há anos procuro uma empresa para ter minha própria marca e não achava. Quando vi a linha da Fran, fiquei impressionada com a qualidade dos produtos e sabia que era isso que queria para mim. Pensei ‘é com essa mulher [Flávia] que quero trabalhar’. Com certeza, não teria lançado minha marca sem a MBOOM”, afirma Karen, que acumula 5,6 milhões de seguidores nas redes.

Divulgação

A linha Karen Bachini Beauty chegou ao mercado com 14 produtos

Com as duas linhas, Flávia espera aumentar o faturamento para R$ 160 milhões em 2023 e, até o final do ano, estar em 5.000 pontos de vendas pelo Brasil. Quanto à expansão, ela afirma que não existe pressa em adicionar mais marcas ao portfólio: “Eu preciso e sempre vou colocar no mercado novas linhas que são relevantes. Crescer demais não é um problema, mas a gente precisa crescer direito, estruturado”.

Novos nomes estão no horizonte. A capixaba afirma que a marca de uma personalidade da mídia deve chegar ainda este ano, assim como uma linha própria de cosméticos da MBOOM – outro braço do negócio. Mas, na hora de bater o martelo sobre outros rostos da empresa, o segredo é o comprometimento. “Gosto de escolher, mas também avalio quem quer entrar. Quero quem vai se dedicar tanto quanto eu, porque é uma parceria contínua. Nós trazemos a influenciadora para o negócio e decidimos tudo juntas, todas as etapas. O produto é uma materialização do sonho delas, é a forma mais próxima de chegar a um fã. E a gente ajuda a construir um império, um negócio sólido e longevo”, afirma.