Taylor Swift traz ao Brasil turnê que pode ser a mais lucrativa da história

2 de junho de 2023
Getty Images

Taylor Swift virá ao Brasil com a Eras Tour em novembro

A atual turnê de Taylor Swift, que já era cotada para se tornar a mais lucrativa de todos os tempos, acaba de ficar ainda maior. A popstar anunciou nesta sexta-feira (2) datas internacionais para shows – três delas no Brasil.

Presença aguardada no país desde a pandemia, quando seus shows foram cancelados por causa da emergência sanitária, a cantora fará neste ano duas apresentações em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, entre 18 e 26 de novembro. Além das cidades brasileiras, Taylor também passará pela Cidade do México, em agosto, e por Buenos Aires, em novembro.

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Números da Eras Tour

Atualmente a turnê está nos Estados Unidos – serão 52 shows até 9 de agosto. Esta primeira etapa, apenas em território norte-americano, já indicava que a Eras Tour poderia arrecadar US$ 1,5 bilhão (R$ 7,6 bilhões) entre faturamento com ingressos e venda de merchandise, o que faria desta turnê a mais rentável da história.

A lógica por trás destes números é a seguinte: a “Billboard” previu que o ticket médio da turnê seria de US$ 215. O valor, no entanto, poderia ser maior – Armen Shaomian, professor associado de gerenciamento de entretenimento na Universidade da Carolina do Sul, afirmou que o custo médio por pessoa para ver um show pode chegar a “US$ 700 ou mais, dependendo do local do show”.

Se o preço médio dos ingressos fosse de US$ 700 em vez de US$ 215, as vendas disparariam para US$ 1,9 bilhão (R$ 9,6 bilhões) – tornando Eras a turnê de maior bilheteria da história, com tickets médios muito mais altos e com muito menos shows. Agora, com essa expansão internacional, esse número fica ainda mais provável.

“Taylor Swift supera todos os outros artistas na capacidade de se conectar com seus fãs e escrever ótimas canções que emocionam as pessoas. Swifties – que não vão a seus shows desde antes da pandemia – estão desejando a experiência de um show presencial com ela”, afirma David Herlihy, professor e coordenador do programa da indústria musical da Northeastern University.

Veja 5 lições de liderança de Taylor Swift:

1. Assuma uma posição Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores. No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.more
2. Entenda seu poder Quando um homem que ela acusou de agredi-la a processou em 2015, ela pediu um dólar como indenização e ganhou o processo. Não deve ter sido fácil para Taylor reviver esse momento aos olhos do público, mas o medo não a impediu de fazer o certo. Quando entrou em uma disputa judicial a respeito dos direitos autorais de suas produções, Swift assumiu o controle da discussão e prometeu aos fãs que regravaria as músicas - apesar de ter perdido os direitos de suas canções à ex-gravadora. Muitos da indústria musical esperavam que ela falhasse miseravelmente na regravação dos seus antigos álbuns. No entanto, eles não notaram que, ao longo dos anos, Swift construiu uma base de fãs comprometida em vê-la ter sucesso. De acordo com a Billboard, desde o dia do lançamento até a última semana, o álbum Red (Versão de Taylor) - produção regravada pela cantora - vendeu 1,56 milhões de unidades, de acordo com a plataforma de dados de vendas musicais Luminate. Em comparação, o álbum original Red vendeu 351 mil unidades no mesmo período. Quanto mais sucesso você tem, mais as pessoas esperam que você falhe. Parece cruel, mas é verdade - a menos que você tenha dedicado tempo para cultivar seus relacionamentos em todo o ramo no qual você atua. Agora é a hora de construir sua base de fãs; assim, quando você cometer um erro (o que vai acontecer), as pessoas estarão torcendo para que se recupere.more
3. Se atualize constantemente Vi Swift cantar ao vivo pela quarta vez em minha vida e fiquei impressionada com sua capacidade de se superar a cada apresentação. Sua resiliência, criatividade, atenção aos detalhes e desejo de dar aos fãs uma experiência que eles nunca esquecerão são admiráveis. E você? Você está se apresentando da mesma maneira de vários anos atrás ou tem se atualizado? Se não está buscando melhorar suas habilidades, você está ficando para trás. Tenha a mentalidade de melhoria contínua todos os dias.more
4. Invista na sua marca Taylor Swift estabeleceu uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Ela é fiel à sua voz, uma profissional de marketing incrível e uma empresária experiente. Ela é uma das poucas pessoas na indústria com acordos para vender seus produtos licenciados fora dos estádios onde toca, o que permite que os fãs que não conseguem ingressos para seu show ainda se envolvam na experiência de Taylor Swift, que fortalece ainda mais sua marca. O que você tem de mais importante na sua carreira é a marca. Sua marca é o que as pessoas pensam sobre você quando você não está presente. Por que tantas pessoas não conseguem construir uma marca forte? Muitas não se sentem à vontade para se autopromover. Eu digo que se não chamarem a atenção para si mesmas, não serão ouvidas em um mar de pessoas. Você pode ser ótimo no que faz, mas ninguém jamais saberá disso se você não demonstrar essas habilidades para outras pessoas.more
5. Seja firme em suas posições Isso vale para todas as mulheres que tentam ser “boas meninas” por medo do que os outros vão dizer. Uma das minhas músicas favoritas de Taylor Swift que ela toca na turnê é “If I Were a Man” (Se Eu Fosse Um Homem, em tradução livre). A música é sobre como a vida de Swift é julgada em comparação às de homens em posições semelhantes. É uma música com a qual muitas mulheres conseguem se identificar. Por mais que gostemos de acreditar que as mulheres são tratadas igualmente no ambiente de trabalho, esse não é o caso. De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, as mulheres recebem, em média, 83,7% anualmente do que os homens recebem, embora as mulheres tenham mais anos de estudo do que os homens. Enquanto os homens são considerados assertivos, as mulheres são chamadas de agressivas. Se, por um lado, os homens são promovidos com base em seus potenciais de crescimento, as mulheres só são promovidas com base no desempenho que têm. Se você é mulher e tem que trabalhar duas vezes mais que seus colegas homens, tome uma atitude. Conheça o seu valor e esteja preparada para buscar outras oportunidades se, como Taylor Swift, você estiver cansada de correr o mais rápido que puder.more