Taylor Swift traz ao Brasil turnê que pode ser a mais lucrativa da história
Redação
2 de junho de 2023
Getty Images
Taylor Swift virá ao Brasil com a Eras Tour em novembro
A atual turnê de Taylor Swift, que já era cotada para se tornar a mais lucrativa de todos os tempos, acaba de ficar ainda maior. A popstar anunciou nesta sexta-feira (2) datas internacionais para shows – três delas no Brasil.
Presença aguardada no país desde a pandemia, quando seus shows foram cancelados por causa da emergência sanitária, a cantora fará neste ano duas apresentações em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, entre 18 e 26 de novembro. Além das cidades brasileiras, Taylor também passará pela Cidade do México, em agosto, e por Buenos Aires, em novembro.
Atualmente a turnê está nos Estados Unidos – serão 52 shows até 9 de agosto. Esta primeira etapa, apenas em território norte-americano, já indicava que a Eras Tour poderia arrecadar US$ 1,5 bilhão (R$ 7,6 bilhões) entre faturamento com ingressos e venda de merchandise, o que faria desta turnê a mais rentável da história.
A lógica por trás destes números é a seguinte: a “Billboard” previu que o ticket médio da turnê seria de US$ 215. O valor, no entanto, poderia ser maior – Armen Shaomian, professor associado de gerenciamento de entretenimento na Universidade da Carolina do Sul, afirmou que o custo médio por pessoa para ver um show pode chegar a “US$ 700 ou mais, dependendo do local do show”.
Se o preço médio dos ingressos fosse de US$ 700 em vez de US$ 215, as vendas disparariam para US$ 1,9 bilhão (R$ 9,6 bilhões) – tornando Eras a turnê de maior bilheteria da história, com tickets médios muito mais altos e com muito menos shows. Agora, com essa expansão internacional, esse número fica ainda mais provável.
“Taylor Swift supera todos os outros artistas na capacidade de se conectar com seus fãs e escrever ótimas canções que emocionam as pessoas. Swifties – que não vão a seus shows desde antes da pandemia – estão desejando a experiência de um show presencial com ela”, afirma David Herlihy, professor e coordenador do programa da indústria musical da Northeastern University.