Demanda global por produtos de luxo consciente aumenta, diz pesquisa

10 de julho de 2023
Divulgação

Bolsa de luxo à venda na Farfetch

Os consumidores de luxo estão cada vez mais preocupados em comprar produtos conscientes. Foi o que constatou o relatório Conscious Luxury Trend Report 2023,  lançado no final de junho pela Farfetch, um dos principais e-commerces de alto padrão do mundo.

O terceiro relatório anual analisa como os consumidores estão comprando de forma mais responsável e revela as oportunidades e inovações significativas no cenário de sustentabilidade da indústria do luxo.

Entre as principais conclusões, o estudo mostrou que a demanda global por produtos conscientes continuou a aumentar, oferecendo às marcas oportunidades lucrativas em regiões de alto potencial e alto crescimento. Em 2022, 27% dos clientes da Farfetch compraram pelo menos um produto da sua categoria Consciente, aumento significativo contra os 16% de 2021. Além disso, as vendas sustentáveis cresceram 16% mais rápido do que as vendas gerais no marketplace.

“O relatório de tendências conscientes de luxo deste ano mostra o progresso notável que está sendo feito nesse espaço em todo o setor e as oportunidades significativas para as marcas se alinharem aos valores do consumidor e ajudarem a proporcionar progresso social e ambiental positivo”, disse Thomas Berry, diretor sênior de negócios sustentáveis ​​da plataforma.

Outra constatação é que clientes do setor de moda e beleza estão proativamente buscando por estes produtos: houve um aumento de 78% nas pesquisas com termos relacionados à categoria Conscious na Farfetch no ano passado Entre as principais palavras, estão “linho”, “vegano” e “orgânico”. 

Os produtos de segunda mão também ​​estão cada vez mais atraindo e retendo consumidores de alto valor. 34% dos entrevistados relataram a compra de um item usado ou vintage em 2022, alta em relação aos 20% do ano anterior. Na seção de resale da plataforma, o preço médio de venda foi de US$ 4.626 (cerca de R$ 22.500) – um aumento de 41% ano após ano e um valor que equivale a quase o dobro da média da categoria.

Neste mercado pre-owned, a autenticidade é a principal preocupação do consumidor: 78% dos clientes da plataforma consideraram a certificação “extremamente” ou “muito importante” ao comprar produtos usados. Os produtos mais procurados são bolsas e acessórios.

O que é um produto Consciente?

Para ser considerado Consciente – ou “Positively” – pela Farfetch, o produto precisa atender a pelo um destes três requisitos:

  1. Ser de uma marca bem avaliada pela agência independente Good On You, uma das principais fontes de avaliação de práticas sustentáveis na moda.
  2. Ter em sua composição no mínimo 50% de material principal consciente – isto é, orgânico, reciclado, reutilizados ou tecidos naturais reconhecidos como melhores para o meio ambiente (como linho e rami).
  3. Peças criadas com um processo de produção certificado, como o Fairtrade, Fairmined, Climate Neutral, Responsible Down Standard ou Forest Stewardship Council.

Outros insights do Conscious Luxury Trend Report 2023 da Farfetch

  • 32 anos é a idade média dos consumidores preocupados com sustentabilidade.
  • Os Estados Unidos lideram em termos de número de produtos Conscientes vendidos e vendas de produtos second hand.
  • 46% dos clientes da Farfetch venderam um item de moda em 2022, em comparação com 22% que começaram a vender em 2021.
  • A porcentagem de clientes da plataforma que doaram um item de moda usado aumentou de 20% para 39% em um ano.