Desde quando apresentou seu desfile de conclusão de curso na Faap em 2019, Ana, destaque na lista Forbes Under 30 2022, chamou a atenção do mundo da moda. Com um trabalho focado nos saberes manuais e na alfaiataria, ela fundou a Anacê, marca que tocou ao lado da ex-sócia Cecília Gromann. Com a marca, ela desfilou em duas edições on-line e uma presencial da SPFW, esteve na plataforma internacional Not Just a Label e na feira Who’s Next, em Paris. Depois de deixar a Anacê, ela virou uma potência criativa que leva estilo e pesquisa de design para marcas parceiras, como Animale, Insider e Dod Alfaiataria. Mas qual o segredo para se destacar assim em uma área tão concorrida como a moda? Para ela, a resposta vai além da estética.
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de responsabilidade social, ambiental. A gente está precisando de pessoas que realmente apareçam com soluções para o mundo que a gente está vivendo, sabe?”, diz. “Hoje, o belo já não basta”.
A ideia de responsabilidade defendida por Ana Clara Watanabe diz respeito em grande parte à sustentabilidade, o que, para ela, é indispensável nos dias de hoje. “E acho que não podemos prender a sustentabilidade só no quesito de impacto ambiental; a gente tem que pensar no social também”, afirma.
Assista à entrevista completa: