É no topo de um prédio no centro histórico de São Paulo, com vista para o Theatro Municipal, que o restaurante Notiê faz um grande trabalho em homenagem aos biomas brasileiros. A cada temporada, que dura cerca de um ano, uma região é escolhida para inspirar a casa de “fine dining” do chef Onildo Rocha, dos ingredientes do menu até a decoração do ambiente. Os sertões do Rio São Francisco e da Amazônia já foram protagonistas no passado. Agora, a hora e a vez é da segunda maior floresta do Brasil: a Mata Atlântica.
Presente em 17 estados brasileiros, o bioma será o ponto de partida da temporada “Matas e Mares”, com menus-degustação de quatro, sete e dez etapas. À mesa, ingredientes típicos que Onildo e sua equipe – que incluem um antropólogo e uma jornalista – encontraram em uma expedição de pesquisa pela Mata Atlântica.
Veja fotos do novo menu do Notiê
-
Tati Frison Polvo com mini arroz
-
Tati Frison Melão com botarga e leite de amendoim
-
Tati Frison Massa recheada de porco com mel de cacau
-
Tati Frison Ostras com cambuci
Polvo com mini arroz
“Durante essa temporada, contaremos histórias de pessoas que têm a Mata Atlântica como lar. De produtores que aprenderam que é preciso, antes de tudo, respeitar a terra, o mar, o rio, e que buscam no passado modelos para um futuro melhor”, diz Onildo. O chef se refere a insumos que vão do arroz plantado por um pequeno produtor de Pindamonhangaba (SP) à pesca artesanal no Rio, a ostra nativa do Paraná e o cacau do sul da Bahia.
Explorando a sazonalidade, a nova temporada trará menus rotativos com os ingredientes orgânicos típicos de cada época do ano. Para a estreia, a partir do dia 16 de agosto, o novo cardápio contará com combinações como brioche de mate com geleia de uvaia; ostras com cambuci; massa de porco com gel de mel de cacau e melão com bottarga e leite de amendoim.
Leia também:
- Chef Onildo Rocha: “É possível fazer uma cozinha totalmente globalizada com ingredientes do meu entorno”
- Na Mantiqueira, vinícola junta vinhos premiados a gastronomia
- “Somos uma expressão da América do Sul”, diz chef do melhor restaurante do mundo
Destaque para as sobremesas, nas mãos do chef confeiteiro Pedro Nóbrega, que fazem combinações inusitadas do doce com salgado – exemplo da tartelete de doce leite com bottarga, a panacota de iogurte de ovelha com jabuticaba, alho negro e jenipapo e, para finalizar, um sorvete de baunilha da Mata Atlântica com azeite Borriello.
Nesta temporada, o laboratório de pesquisas de Onildo, como o Notiê é conhecido, também leva o bioma na decoração, conta com um novo painel artístico no teto. Colorido, com um ângulo em caleidoscópio da fauna e flora da Mata Atlântica, a obra é da cenógrafa Patricia Sobral e do designer Leonardo Rangel.
Outra novidade é que essa será a primeira vez que o restaurante – eleito o melhor brasileiro da cidade pela Veja Comer & Beber 2022 – terá um menu à la carte a partir do dia 23 de agosto, além das degustações.
E mesmo que a temporada “Mata Atlântica: Matas e Mares” mal tenha começado, Onildo já adiantou à Forbes quais outros biomas estão no seu radar (e lista de desejos) para as próximas: Pantanal e os Pampas.