Transformando Vidas: os 13 anos de vanguarda da Sett Academia

29 de novembro de 2023
Divulgação

Flavio Settanni, fundador da Sett Academia

Do surgimento como uma equipe para suprir horários lotados até se tornar uma referência em bem-estar, a Sett Academia desafia padrões, implementa métodos exclusivos e continua a ser um farol no cenário fitness brasileiro.

Nesta entrevista, Flavio Settanni, respeitado life coach e personal trainer, revisita o passado, contempla desafios superados e exalta a constância como chave para um resultado duradouro. Confira a seguir.

Como começou a história da Sett?

Para contar essa história temos que voltar 30 anos, época que eu já tinha uma carreira sólida como personal trainer e falava muito: ‘’não tenho mais horário’’, foi aí que resolvi montar uma equipe para trabalhar comigo e resolver minha agenda. Com os anos, a equipe virou uma empresa, que ganhou bastante corpo, mas tínhamos limitações, só existiam academias grandes, era um ambiente difícil de trabalhar. Foi assim que nasceu a SETT.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Qual foi a ideia da Sett?

Quando a SETT nasceu, a ideia era implantar no Brasil os serviços que eu via nas academias mais legais de outros países, principalmente nos hotéis. O projeto da SETT começou a tomar corpo com esse objetivo, fazer um lugar agradável para treinar, um lugar de convívio e excelência.  

Quais foram os maiores desafios?

Um grande desafio foi explicar para as pessoas o que acontecia na SETT, porque eu tinha aquela fama de ser um personal trainer que atendia a alta sociedade e as celebridades da época, logo, a minha equipe também. Quando montei a academia não foi com esse objetivo, apesar de termos um ticket médio mais alto do mercado. Desde sempre, o objetivo foi  facilitar o acesso ao  trabalho do personal trainer a um maior número de pessoas.

Conte um pouco sobre o método Settani.

Tudo começa com um coaching, que é uma entrevista inicial, na sequência cuidamos da prescrição do treinamento e depois, quando o cliente chega, ele recebe um atendimento totalmente individualizado de treinamento, sem agendamento ou limites de dias e horários. Ele vem pra treinar na hora que quiser e sempre terá personal trainer a disposição.

O mercado fitness e bem-estar mudou muito desde que começou. Como incorporou essas mudanças em seu negócio?

Me orgulho de ter feito uma previsão dessa mudança lá atrás. Hoje as academias grandes estão sofrendo bastante, porque precisam de muita gente frequentando para o negócio se sustentar e as academias autorais, que fazem um trabalho sério, estão conseguindo se dar muito bem, mesmo com as “low costs”. Eu, particularmente, acho positiva a vinda das “low costs”, porque elas colocam muita gente pra dentro do mercado fitness. E essas mesmas pessoas, com o passar do tempo, acabam procurando algo mais personalizado, por isso considero que essa categoria ajuda a dar fôlego para o mercado fitness. 

Como coach e personal trainer qual seu conselho para quem quer ter resultados duradouros?

A única maneira de se ter resultados duradouros, além das coisas óbvias, como seguir um programa eficiente, ter acesso aos melhores equipamentos, as melhores situações, é a seriedade e comprometimento com o programa. Por isso que eu não gosto muito do “projetos verão”, do “projeto Carnaval”, gosto que as pessoas venham para a academia e tenham um projeto de vida, um projeto que dure o ano inteiro. O que faz o resultado ser duradouro é a mudança de filosofia de vida, de lifestyle. É entender que o que vai manter você em forma durante muito tempo é a constância, a regularidade, a seriedade na execução do programa. E não só seriedade durante o treino, mas seriedade também com todo o resto, como a  alimentação, o excesso de bebida alcoólica, noites mal dormidas, stress excessivo. Então, na medida do possível, o ideal é que as pessoas consigam controlar esses fatores externos e tentar ser o mais constante possível  no programa de treino e principalmente no mindsett (com 2 T mesmo). É isso que faz o resultado ser  duradouro, não é nenhuma pílula mágica.

Como será a comemoração dos 13 anos da Sett?

Tínhamos a ideia de fazer uma festa nos 10 anos da empresa, só que caiu em 2020, bem no ano da pandemia, então decidimos adiar um pouco. Esse projeto da festa grande, que também inclui os nossos clientes, na verdade, acontece todos os dias aqui.  Comemoramos pelo trabalho sério, pelo sucesso absoluto, pela satisfação dos nossos clientes, pela evolução constante dos nossos profissionais. Então, essa é a nossa maior festa.