Nos últimos dois anos, a Laer Engenharia, com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo e mais de 30 anos de experiência na construção de residências de luxo, tem se dedicado à criação de um departamento exclusivo para assessorar arquitetos e proprietários durante o desenvolvimento de projetos.
O conceito por trás dessa atitude inovadora da Laer é que a participação da construtora deve ocorrer no início da elaboração dos planos técnicos, meses antes de as atividades de obra começarem.
A empresa acredita que esse envolvimento inicial permite a análise crítica das escolhas estratégicas, a sugestão de soluções visando à redução de manutenções, maior agilidade na execução e o uso eficiente dos recursos. A equipe dedicada, composta por arquitetos e engenheiros, utiliza um banco de dados que conta com análises de mais de mil obras executadas, além de softwares BIM, o que garante repertório e precisão na tomada de decisões.
Além disso, a parceria estratégica com os escritórios mais renomados do Brasil tem sido crucial para consolidar esse modelo de atuação. A Laer reconhece a relação direta entre boa arquitetura e boas práticas construtivas, destacando a importância da receptividade para as trocas e discussões, resultando em ganhos significativos para a qualidade final dos projetos.
Um exemplar bem-sucedido desse modelo de negócios é o projeto destacado em uma das duas capas desta edição da ForbesLife Design, fruto da colaboração com o escritório David Bastos Arquitetura. Sofisticado e ousado, o desenho da cobertura do edifício Heritage, localizado em São Paulo, teve suas soluções analisadas e lapidadas em uma parceria entre a Laer e o cliente final por pelo menos 6 meses antes do início das obras.
Com esse trabalho conjunto, foi possível dar solução para os três maiores desafios do empreendimento: a piscina, a escada principal e todo o caixilho da fachada.
Para a piscina, foi necessário encontrar um sistema de retroiluminação que não gerasse qualquer sombra. Os sistemas com iluminação por fitas de LED ou fibra óptica existentes no mercado não atendiam à demanda da proposta, tornando necessário importar um sistema inédito no Brasil. Como ele, a iluminação é feita por uma membrana alveolar que permite a passagem da fibra óptica e a retroiluminação dos mármores de forma homogênea. Além da iluminação, as paredes de acrílico precisaram ser desenvolvidas e importadas dos Estados Unidos, com solução semelhante à adotada nos principais aquários do mundo.
Já o caixilho da fachada apresentava demandas acústicas e estéticas pouco convencionais. Como o apartamento está localizado no 33º andar de um prédio na rota do aeroporto de Congonhas, houve atenção especial às pressões de vento e cuidado com a redução acústica. Com grandes dimensões, os panos de vidro foram produzidos na Alemanha.
Por fim, a escada esculpida em quartzito demandou mais de 3 toneladas de blocos e necessitou de uma CNC exclusiva por 18 meses.
Consciente da demanda e da oportunidade para a inovação no mercado de construção civil, a Laer acredita na melhoria contínua de suas práticas. Além de fomentar a pesquisa contínua de materiais e tecnologias construtivas, a empresa destaca o respeito e o cuidado constantes em suas relações, seja na preparação de reuniões para clientes ou no zelo pelas áreas de vivência dos funcionários, onde ordem e limpeza são inegociáveis. Para a Laer, o emprego desses valores, além de contribuir para a criação de projetos em que o diferencial está no detalhe, colabora com a promoção de relações de confiança e respeito.
Atualmente, a Laer está engajada em projetos com certificação GBC e investe em treinamento constante para sua equipe em obras e escritórios. Ciente do desafio e da responsabilidade de sua missão, seu propósito é tornar a jornada do cliente a mais prazerosa possível, entregando o máximo de qualidade construtiva enquanto desenvolve e respeita seus parceiros e fornecedores. Com mais de 800 colaboradores diariamente em suas obras, a Laer reafirma seu compromisso com a excelência.
-
Fernando Guerra Casa Laranjeiras (RJ), por Dado Castello Branco
-
-
Ruy Teixeira Arq. Bernardes
-
Kitty Paranaguá e Leonardo Finotti Arq. Bernardes e Jacobsen
-
Mariana Boro Arq. Indio da Costa
-
Leonardo Finotti Arq. Bernardes
-
Leonardo Finotti Arq. Jacobsen
-
Leonardo Finotti Casa Folha (RJ), por Mareines Patalano
-
FRAN PARENTE Apartamento Jardins (SP), por Studio Mk27
-
Romulo Fialdini Arq. Chris Hamoui
-
André Nazareth Arq. Lia Siqueira
Casa Laranjeiras (RJ), por Dado Castello Branco
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.