Peach Fuzz: o que a cor do ano Pantone significa para a moda em 2024

22 de dezembro de 2023
Divulgação/Pantone

A cor do ano 2024 da Pantone é a Peach Fuzz

Por mais de 25 anos, a Pantone tem escolhido uma cor do ano. O grupo de analistas de cores da marca seleciona uma tonalidade que resume o ano seguinte, e para 2024, a escolhida é um pêssego pastel, bem anos 1990.

Chamada Pantone 13-1023 Peach Fuzz, a cor pretende ser reconfortante e calorosa. Uma tonalidade semelhante apareceu recentemente nas passarelas, de Viktor & Rolf a Ulla Johnson.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Getty Images

Desfile Viktor & Rolf Haute Couture Primavera Verão 2023, em janeiro

Em festivais de cinema, vimos muitos looks cor de pêssego, como Greta Bellamacina e Robert Montgomery no tapete vermelho do 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em setembro, e Magda Swider no Festival de Cinema de Cannes.

Segundo a Pantone, o tom é sincero. Ele traz “um sentimento de bondade e ternura, comunicando uma mensagem de carinho e partilha”, descreveu a marca.

Wireimage

Greta Bellamacina e Robert Montgomery no 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza

“Ao buscar uma tonalidade que ecoa nosso desejo inato de proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante com calor e elegância moderna”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto de Cor da Pantone. “Uma tonalidade que une com facilidade o juvenil ao atemporal”.

O objetivo é ser suave, mas também é muito anos 1980 – como os ternos antigos e quadrados desenhados por Lanvin, ou de quando a princesa Diana usou um terno pêssego de Bellville Sassoon. Tem uma vibe de “boa menina”, e combinada com um verde menta pastel, se torna um ícone dos anos 1990.

Getty Images

Lady Di com um vestido cor de pêssego com colarinho branco em 25 de março de 1983

O pêssego na moda

Culturalmente falando, o emoji de pêssego se tornou popular na mesma época em que o lifting de bunda chegou ao Instagram, por volta de 2016 – logo, as duas coisas foram associadas.

Não demorou muito para chegar à moda. A cor invadiu fortemente as passarelas femininas nos últimos anos, especialmente a partir de 2019 – como no desfile de Bibhu Mohaparta na Semana de Moda de Nova York, ou na coleção de seda e renda da Rodarte naquele ano.

Leia também:

Mas apenas para mulheres. Os tons de pêssego também se fizeram presente na moda masculina. Dwayne “The Rock” Johnson usou um blazer de seda pêssego na 95ª edição do Oscar este ano, enquanto Robert Montgomery usou um paletó pêssego no Festival de Cinema de Veneza.

Filmagic

Emily Blunt e Dwayne ‘The Rock’ Johnson no Oscar 2023

O Peach Fuzz provavelmente invadirá o estilo de casamento, acessórios como joias de opala e bolsas. A tonalidade é perfeita para a primavera, porque é fresca, leve e parece uma evolução do rosa millennial, ou tons de champanhe que foram tão populares nos últimos anos.

Getty Images

Passarela da coleção ready to wear de primavera 2023 da Ulla Johnson, no ano passado

O significado da cor pêssego

A cor de 2024 é descrita pela Pantone como algo que “enriquece coração, mente e corpo”. Isso levanta a questão: por que o pêssego é considerado uma cor curativa?

Segundo a terapeuta de cores June McLeod, a cor pêssego se origina de uma tonalidade coral, e portanto, tem uma forte conexão com o mar. Tonalidades brilhantes de pêssego são perfeitas para ocasiões sociais movimentadas, tornando-as uma ótima tonalidade para vestidos de gala e coquetéis.

Wireimage

Jen Tullock no Screen Actors Guild Anual 2023

O pêssego tem sido uma cor que viu seu aumento no design de interiores nos últimos anos, e para Pressman, ela tem uma conexão doméstica. “Ao navegar no presente e construir em direção a um novo mundo, estamos reavaliando o que é importante”, ela acrescenta.

Divulgação/Pantone

A cor pêssego na decoração