"Oppenheimer" ganha Oscar de melhor filme

11 de março de 2024

A partir da esquerda: Emma Thomas, Christopher Nolan and Charles Roven, vencedores do Oscar com “Oppenheimer”

“Oppenheimer”, da Universal, levou para casa sete Oscars no domingo, incluindo o de melhor filme. A cinebiografia dirigida por Christopher Nolan sobre o pai da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, ganhou os prêmio de melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor edição de filme, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor diretor.

“Pobres Criaturas” (Poor Things), uma produção Disney / Searchllight levou quatro prêmios: melhor atriz, melhor maquiagem e penteado, melhor design de produção e melhor figurino.

Jimmy Kimmel apresentou a 96ª edição anual do Oscar no Dolby Theatre, em Los Angeles. Ele incluiu piadas e ironias para contratempos em apresentações anteriores do Oscar, incluindo o anúncio acidental de “La La Land” como melhor filme na premiação de 2017. Na ocasião, os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway informaram que o musical havia ganho o prêmio, quando na verdade o vencedor era “Moonlight”.

Outra piada foi na divulgação do vencedor da categoria Melhor Figurino. O ator John Cena entrou no palco aparentemente nu, com apenas o envelope do prêmio escondendo suas partes íntimas. A brincadeira remeteu a um evento ocorrido há 50 anos. Na edição do Oscar de 1974, o ativista e fotógrafo Robert Opel (1939-1979) entrou nu no palco enquanto o falecido ator britânico Sir David Niven (1910-1983) apresentava um filme candidato à premiação.

Entre os premiados, a atriz Da’Vine Joy Randolph ganhou o primeiro Oscar da noite como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como a gerente de lanchonete de um internato em luto pela morte de seu filho na Guerra do Vietnã em “Os Rejeitados” (The Holdovers), de Alexander Payne.

O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi para Robert Downey Jr. por seu papel como Lewis Strauss em “Oppeneheimer”. Cillian Murphy ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo papel título.

O Oscar de Melhor Atriz foi para Emma Stone, sua segunda vitória na categoria. Ela ganhou por seu papel em “Pobres Criaturas”. A diretora de “Barbie”, Greta Gerwig, não foi indicada para a categoria de direção, mas o filme ainda conseguiu a vitória de melhor música original com “What Was I Made For?” por Billie Eilish e Finneas O’Connell.

A seguir, a lista de premiados:

Melhor Atriz Coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph, “Os Rejeitados”

Melhor Curta de Animação: “War Is Over!”

Melhor Animação: “O Menino e a Garça”

Melhor Roteiro Original: “Anatomia de uma Queda”

Melhor Roteiro Adaptado: “Ficção Americana”

Melhor Maquiagem e Penteado: “Pobres Criaturas”

Melhor Design de Produção: “Pobres Criaturas”

Melhor Figurino: “Pobres Criaturas”

Melhor Filme Internacional: “Zona de Interesse”

Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. (Oppenheimer)

Melhores Efeitos Visuais: “Godzilla Minus One”

Melhor Edição: “Oppenheimer”

Melhor: Documentário (curta-metragem): “A Última Oficina”

Melhor Documentário: “20 Dias em Mariupol”

Melhor Fotografia: “Oppenheimer”

Melhor Curta-Metragem: “A Maravilhosa História de Henry Sugar”

Melhor Som: “Zona de Interesse”

Melhor Trilha Sonora: “Oppenheimer”

Melhor Música: “Para que fui feito?” (Barbie)

Melhor Ator: Cillian Murphy, (Oppenheimer)

Melhor Diretor: Christopher Nolan, (Oppenheimer)

Melhor Atriz: Emma Stone, (Pobres Criaturas)

Melhor Filme: “Oppenheimer”