A vivência internacional imprimiu em sua produção artística uma combinação original que harmoniza diversidade cultural e ancestralidade com uma linguagem pop, colapsando a barreira entre o antigo e o contemporâneo.
Uma atmosfera plácida, zen, pactuada a uma aura de afeto, transparece nas pinceladas que dão vida à narrativa explorada por essa adepta da meditação. O fundo monocromático das telas realça os episódios pessoais exibidos em sua pintura, caracterizada pela planicidade (superfícies planas) própria da tradicional arte japonesa de Hokusai (século 18), que influencia o mangá e o animê, assim como, a obra exuberantemente pop de Takashi Murakami, que cunhou o termo “superflat” à versão contemporânea do estilo.
Leia também:
- A arte de Angelo Venosa com curadoria de Vik Muniz em Nova York
- “Design é a arte de simplificar o complicado”, diz Felipe Protti
“Melinha” também marca outro viés de seu laço familiar. É a primeira colaboração da artista com sua mãe, responsável pela preparação dos fundos de tela das pinturas e por influenciar algumas narrativas das cuidadosas composições enaltecedoras do ser feminino de Asuka Anastacia Ogawa.
Em Los Angeles, onde vive, a artista realizou as individuais Pedra (2023) e Tamago (2022), ambas na Blum, e Soup (2017) na Henry Taylor’s. Em 2019, em Nova York, expôs a individual Feijão na Half Gallery. Entre as coletivas nos Estados Unidos estão Room by Room: Concepts, Themes and Artists in the Rachosfy Collection (The Warehouse, Dallas, 2023); 5471 Miles (Blum, Los Angeles, 2020); e Don’t Eat Me na Deli Gallery, em Nova York, em 2018, ano em que também expôs em Londres na mostra Early 21st Century Art na Almine Rech Gallery.
Asuka Anastacia Ogawa: Melinha
Até 11 de maio, 2024
Galeria Nara Roesler, São Paulo
Com colaboração de Cynthia Garcia, historiadora de arte, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) cynthiagarciabr@gmail.com
Nara Roesler fundou a Galeria Nara Roesler em 1989. Com a sociedade de seus filhos Alexandre e Daniel, a galeria em São Paulo, uma das mais expressivas do mercado, ampliou a atuação inaugurando no Rio de Janeiro, em 2014, e no ano seguinte em Nova York.
Instagram: @galerianararoesler
http://www.nararoesler.com.br/
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.