Vestido usado no casamento de Rainha Elizabeth 2ª vai a leilão em Londres

25 de maio de 2024
Getty Images

Rainha Elizabeth 2ª com madrinhas em seu casamento

O leilão The Exceptional Sales, anualmente com o melhor em artes, cultura pop e esportes, acontecerá no dia 2 de julho e, neste ano, um item muito especial poderá ser arrematado: um vestido de madrinha e um adereço de cabeça, usado pela falecida Lady Elizabeth Longman quando foi madrinha de casamento da Rainha Elizabeth 2ª e Philip, Duque de Edimburgo

A expectativa é que os lances pela vestimenta, pela grife Norman Hartnell, fiquem entre £ 30 mil (R$ 200 mil) e £ 50 mil (R$ 320 mil). Criado em 1947, o design foi inspirado pela “Primavera” de Botticelli e alta moda da era vitoriana, um traço marcante do trabalho de Sir Norman Hartnell.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Esse está longe de ser seu único trabalho real. O estilista foi incumbido pela Rainha de criar seu vestido de noiva e os oito vestidos de madrinha para o Casamento Real de 1947 – sua encomenda mais importante até a Coroação de 1953. 

Lady Elizabeth Longman como madrinha da Rainha Elizabeth II
Kate Moss ao lado de Lady Elizabeth Longman com o vestido de madrinha
Vestido de madrinha do casamento da Rainha Elizabeth II
Vestido de madrinha do casamento da Rainha Elizabeth II
Vestido de madrinha do casamento da Rainha Elizabeth II
Vestido de madrinha do casamento da Rainha Elizabeth II

A antiga dona do vestido, Lady Elizabeth Longman, foi amiga de infância da Princesa Elizabeth que, mais tarde, seria a Rainha Elizabeth 2ª – uma amizade durou a vida toda. 

Mais tarde, a peça chegou a ser usada pela supermodel Kate Moss. “Conhecer Lady Elizabeth e usar seu vestido, com uma herança tão maravilhosa, foi um momento mágico para mim. Eu senti como se estivesse usando um pedaço da história”, disse ela. 

Leia também:

Para a Christie’s, o modelo é um “exemplo evocativo e raro” da história da moda real. “Ele simboliza o glamour das encomendas de Norman Hartnell e a esperança que o casamento da falecida Rainha e o Duque deu à Grã-Bretanha no pós-guerra”, explica Benedict Winter, especialista em coleções privadas da casa de leilões. 

A partir de 28 de junho até a manhã do evento, o vestido ficará em exibição pública em Londres.