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I-Fu-Do-Do
O ditado japonês “I-Fu-Do-Do” significa “autêntico e majestoso”, e foi o mantra do projeto para o novo Outlander. Tudo – desde a plataforma até a carroceria, o motor, o chassi e o interior – foi renovado.
O Outlander PHEV recebeu atualizações significativas, incluindo um sistema híbrido de nova geração para aumentar o desempenho e a autonomia, melhoras na tração integral (Super All-Wheel Control, ou S-AWC) para uma condução mais segura e confortável em várias condições meteorológicas, reformulação total do exterior e materiais de qualidade superior na cabine.
Os motoristas podem selecionar entre sete modos de direção, dependendo das condições da superfície da estrada e do estilo de direção. Normal (estradas pavimentadas), Tarmac (condução de desempenho em estradas secas), Gravel (estradas não pavimentadas ou molhadas), Snow (estradas com neve e escorregadias), Mud (estradas lamacentas e neve profunda), Power (aceleração aprimorada) e Eco (economia de combustível).
Com um aumento de cerca de 40% na potência dos motores dianteiro e traseiro, o novo Outlander reduz a necessidade de acionar o motor a combustão em vários cenários, como por exemplo ao acelerar para ingressar em uma estrada e na maioria das situações urbanas. A adoção de uma bateria com capacidade total de 20 kWh (acima dos 13,8 kWh do modelo anterior) aumentou o alcance totalmente elétrico para suficientes 60 quilômetros.
A capacidade do tanque de combustível também foi aumentada, entregado ao Outlander um alcance total de 672 km. Dados de consumo indicam 10,6 km/l na cidade, 11,5 km/l na estrada e 11,05 km/l de média.
O carregamento doméstico por meio de um circuito de 240 volts leva seis horas e meia. Já o carregamento rápido (105 amperes ou superior) garante uma carga de 80% em cerca de 38 minutos.
Estrutura mais leve e forte
O Outlander carrega uma plataforma de nova geração desenvolvida através da aliança corporativa Renault-Nissan-Mitsubishi. Trata-se de uma estrutura que aumenta a rigidez da carroceria na parte dianteira e a rigidez de torção do veículo em relação ao modelo anterior, melhorando a estabilidade.
A redução geral de peso vem por meio de um capô de alumínio e para-lamas dianteiros de plástico, ambos anteriormente feitos de aço. Além disso, aços de ultra resistência foram usados nas principais áreas da carroceria e do chassi, reforçando a proteção contra colisões. Ainda assim sua capacidade de reboque é de 907 kg.
Inúmeras características de segurança também são fruto da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O novo Outlander está equipado com a avançada tecnologia de assistência ao motorista MI-PILOT, que integra o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de manutenção em faixa, que ajudam o motorista a manter a distância entre os veículos, mantendo-se no centro da pista.
Outros recursos do tipo são mitigação de colisão dianteira, alerta preditivo de colisão traseira e o Emergency Assist for Pedal Misapplication, um sistema que pode detectar se você pisar no pedal errado por acidente.
Interior
O aplicativo Connect permite aos motoristas acesso à assistência de emergência, verificar o alcance da bateria, definir tempos de carregamento e alertas para evitar esquecer de recarregar a bateria e exibe o posicionamento do veículo estacionado em mapas de aplicativos para smartphone. O Mitsubishi Connect também possui uma função de controle parental que envia notificações sobre o status de condução do veículo.
O estilo interno é progressivo ou agressivo, dependendo do ângulo de visão. À primeira vista, de frente, parece um veículo de pouso lunar, com luzes variadas e sugestões de estilo dispostas de maneira um pouco não natural. A cor que você escolhe também desempenha um papel no apelo do front-end, com as mais escuras, como a Black Diamond, trazendo o melhor do design, enquanto tons mais claros parecem menos impressionantes.
O interior sugere um preço muito mais alto do que o pedido pelo Outlander PHEV, raramente o caso dos Mitsubishis do passado. O painel de instrumentos esculpido horizontalmente e o acabamento do painel da porta são cobertos com estofamento macio de alta qualidade. Metal e madeira reais e couro semi-anilina são padrão ou opcionais, ampliando ainda mais o requinte da cabine surpreendentemente luxuosa.
Os bancos dianteiros são otimizados para reduzir a fadiga durante a condução de longa distância, enquanto as fileiras dianteira e intermediária oferecem aquecedores de assento. Terceira fileira de bancos é coisa rara em híbridos plug-in, devido aos componentes do sistema de eletrificação. Mas a Mitsubishi integrou tudo bem, criando espaço adicional para uma terceira fila razoavelmente espaçosa. Os bancos da segunda fila rebatem-se no chão com um único movimento, enquanto os bancos da terceira fila rebatem-se sem remover os apoios de cabeça.
Dirigindo o Mitsubishi Outlander PHEV 2023
Impressionante, inesperado e tranquilo. Essas três palavras resumem esse modelo de pré-produção. É impressionante no sentido de que todos os sistemas de segurança e transmissão mencionados acima funcionam perfeitamente para contribuir para a excelente dirigibilidade. O S-AWC é o verdadeiro negócio, pois consegui abrir alguns trechos de estrada como se estivesse dirigindo um Mitsubishi Evo de rali. Um inovador sistema de freio regenerativo (one-pedal) me permitiu não tocar nos freios até estacionar, depois que o teste chegou ao fim.
A carroceria e o chassi rígidos, juntamente com o material de amortecimento de som bem colocado, tornam o interior do Outlander quase silencioso. As transições entre o funcionamento do motor a combustão e o do conjunto elétrico são contínuas e relativamente silenciosas. A Mitsubishi realmente fez sua lição de casa sobre o controle geral de ruído, vibração e aspereza.
Nos EUA, o Mitsubishi Outlander PHEV 2023 começa em US$ 39.845 (aproximadamente R$ 210 mil na cotação atual). Embora o modelo esteja confirmado para o Brasil, ainda não há uma data prevista para sua estreia por aqui.