Não muito tempo atrás, um carro como o EV6 GT poderia ter sido enfadonho e gastador de energia. Mas a era da eletricidade não está apenas gerando novas marcas, mas também liberando as marcas existentes para mudar as coisas e, idealmente, abrir caminho para a velha guarda. Portanto, o EV6 GT oferece estilo, tecnologia e recursos que você esperaria de um elétrico de luxo. Seu trem de força é a cereja do bolo verde, incluindo boa velocidade e carregamento rápido, emparelhado com modelos mais caros.
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Se o EV6 GT-Line oferece um único motor traseiro com 225 cv ou, opcionalmente, tração nas quatro rodas com motores duplos e 320 cv, para a linha 2023 o EV6 GT reivindica um território de luxo ao combinar um motor dianteiro de 214 cv e um traseiro de 362 cv, este último apoiado por um inversor de potência de dois estágios. Um total de 576 cv e 75,5 kgfm de torque fazem deste, de longe, o Kia mais potente já produzido.
Um Tesla Model 3 Performance fica devendo 70 cv para o EV6 GT, enquanto o Audi Q4 e-tron Quattro, com seus 295 cv, parece subnutrido perto do Kia.
Em um test-drive pelo estado de Michigan (EUA), descobrimos que pressionar o botão GT no volante do EV6 desbloqueia toda a potência de ambos os motores, que levam o modelo aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos, com velocidade máxima de 260 km/h. As rodas de 21 polegadas carregam pneus Goodyear Eagle F1 surpreendentemente aderentes.
Como na maioria dos elétricos, sons falsos de motor são reproduzidos através do sistema de áudio para adicionar tempero à dirigibilidade. Dois novos perfis de som incluem o “Cyber” e o mais exuberante “Dynamic”. O diferencial deste Kia é permitir que você personalize o volume dos sons do trem de força conforme o movimento do pedal do acelerador.
Existe até um modo Drift, que permite que o Kia queime seus pneus traseiros e balance a traseira nas curvas como um muscle car (mesmo que queimar borracha não seja um comportamento ambientalmente consciente). Em momentos mais calmos, pressionar o interruptor Eco economiza energia, limitando a potência para as rodas traseiras a um máximo de 288 cv e diminuindo a resposta do acelerador. Nas configurações Normal ou Sport, a potência máxima sobe para 488 cv. O torque total está sempre disponível, independentemente da configuração de desempenho.
Desempenho explosivo
O espírito de Biermann certamente permeia o EV6 GT, que soa como um Kia Stinger GT ou um Audi S5, e menos como um BMW M3 ou um dos sedãs da série Blackwing, da Cadillac. O Kia dispara nas curvas em velocidades heroicas, com uma dirigibilidade envolvente.
Em relação aos freios, os paddle-shifts atrás do volante acessam um recurso especialmente vencedor: seis níveis selecionáveis de frenagem regenerativa, uma vantagem bem-vinda até mesmo sobre alguns SUVs de luxo com apenas duas opções de regeneração. Essa energia recapturada dos freios ajuda a reabastecer uma bateria de 77,4 kWh escondida sob o assoalho. Até 80% da bateria pode ser recarregada em até 18 minutos. Segundo a Kia, a autonomia pode chegar a 370 km.
Um novo recurso Vehicle-to-Load (V2L) transforma o Kia em uma fonte de energia sobre rodas, com a capacidade de enviar até 1.900 watts para ferramentas elétricas, camping e equipamentos ou aparelhos recreativos.
Design
O interior de alta qualidade do Kia é outro sucesso. O design é atraente, jovem e progressivo, mas nunca enigmático como alguns elétricos experientes. Um par de assentos esportivos leva costuras em amarelo neon, tom reprisado nas pinças de freio. Um par de telas de 12,3 polegadas oferece uma gama abrangente de telas e recursos, desde mapeamento excepcional até ferramentas de carregamento, configurações personalizadas e controles de voz confiáveis.
Também há uma oportunidade perdida no exterior: além das rodas de 21 polegadas, das pinças de freio amarelo-cítricas e de um sutil spoiler traseiro, seria difícil diferenciar o GT das outras versões do EV6. Alguns compradores podem apreciar o fator furtivo, mas outros podem esperar uma declaração visual mais explícita, considerando o dinheiro extra que estão gastando.
Nos EUA, o Kia EV6 GT custa US$ 61.400 (R$ 320.000), valor que o coloca diante do Tesla Model 3 Performance, de US$ 62.990 (R$ 328.000) – e parece justo para um elétrico tão bem executado, com potência e ritmo suficientes para chamar a atenção de um Porsche Taycan.
Já em testes no Brasil, o EV6 estreará no mercado nacional no próximo ano – esperamos que também na versão GT.