O que esperar do mercado automotivo americano em 2023

31 de dezembro de 2022
Foto: Divulgação

Depois dos modelos Silverado EV e Blazer EV, ofensiva elétrica da GM apresentou o Chevrolet Equinox movido a baterias

Graças à pandemia de Covid-19, os últimos três anos testemunharam mais perturbações no mercado automotivo do que em qualquer outro momento desde as paralisações da produção na Segunda Guerra Mundial. Em contraste, 2023 pode ser um ano de relativa estabilidade. No entanto, não parecerá com o passado.

O que será mais normal? Os problemas da cadeia de suprimentos diminuirão um pouco, e o aumento da oferta de veículos significará menos pressão sobre os preços dos carros usados ​​mais antigos. As margens de veículos novos e os preços no atacado de veículos usados ​​diminuíram desde seus picos na primavera passada. Os preços em queda estão apenas atingindo o nível de varejo, mas os compradores de carros usados podem encontrar algum alívio em 2023.

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Por outro lado, o aumento das taxas de juros significa que os empréstimos e aluguéis de automóveis estão mais caros, o que em breve pode significar que comprar um carro novo (onde as taxas de juros são mais baixas) seria mais econômico do que um modelo de dois ou três anos de uso. Isso, e a possibilidade de uma recessão na primeira metade do próximo ano, está reduzindo a demanda e, portanto, diminuindo os preços.

Mas mesmo que os preços dos carros usados ​​continuem caindo (embora lentamente) e as vendas de carros novos subam, 2023 não será um ano de pechinchas. Todo o mercado de automóveis está sendo reformulado, assim como a forma como os carros são encomendados e vendidos. Aqui estão quatro histórias que vemos no horizonte em 2023.

Apesar dos desafios, a adoção de elétricos continuará a crescer

Em 2019, os americanos compraram pouco menos de 326 mil veículos elétricos. Nos primeiros onze meses de 2022, foram 724 mil, segundo dados da Motor Intelligence. Mesmo assim, a demanda orgânica é tanta que esses números seriam maiores se não fossem os problemas da cadeia de suprimentos. Modelos como Ford F-150 Lightning e Tesla Model Y continuarão com fila de espera.

Problemas persistentes na cadeia de suprimentos e fornecimento de materiais estão mantendo altos os custos de veículos novos, especialmente para veículos elétricos, já que o preço de metais como lítio, cobalto e níquel disparou. De acordo com um relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os custos das baterias de íons de lítio aumentaram para US$ 151/kWh em 2022, um aumento de 7% ano a ano.

Depois, há o problema dos chips. Diretor da divisão para a indústria automotiva da empresa de computação Infor, Peter Maithel disse à Forbes Wheels que a escassez contínua de chips pode afetar até 3 milhões de veículos no próximo ano, um número desproporcional. Os elétricos podem usar 30% mais chips do que os veículos movidos a gasolina, acrescentou Maithel.

Ainda assim, novos modelos e o fascínio dos baixos custos de energia em meio a preços recordes de combustível podem estimular mais compradores de primeira viagem de veículos elétricos (ou pelo menos híbridos mais econômicos e veículos plug-in), especialmente se 2023 tiver outro verão de alta nas bombas de combustível. Como os preços da gasolina dispararam em julho passado, uma pesquisa da American Automobile Association (AAA) revelou que 25% dos americanos provavelmente escolheriam um veículo elétrico para sua próxima compra de carro.

Os preços dos carros usados ​​cairão em 2023

Depois de atingir altas absurdas no início de 2022, os preços dos veículos usados ​​já caíram. Eles continuarão diminuindo em 2023, mas não tanto quanto os consumidores esperariam. Além disso, os carros com mais de quatro anos terão mais folga do que os de um a três anos.

Em novembro de 2022, os preços dos veículos usados ​​caíram pelo quinto mês consecutivo e caíram ano a ano pela primeira vez desde o início da pandemia, de acordo com Tom Kontos, economista-chefe do atacadista ADESA. De fato, o preço médio de todos os veículos vendidos no atacado foi de US$ 15.254 em outubro, uma queda de 12,3% em relação ao pico de maio. As más notícias? Isso ainda representa um aumento de 37% em relação a novembro de 2019.

A mencionada escassez de chips está mantendo altos os preços de todos os carros novos e, nos últimos dois anos, os altos preços dos carros novos levaram os compradores a migrar para os modelos usados. Em 2023, os analistas esperam que os preços dos veículos novos e usados ​​sejam diferentes. Em um relatório de novembro, os pesquisadores do J.P. Morgan opinaram que os preços dos carros novos provavelmente não cairiam mais de 5% em 2023, enquanto os preços dos veículos usados ​​poderiam contrair de 10% a 20%.

Pat Ryan, CEO do aplicativo de compras de carros Copilot, concorda com essa análise. “Já vimos os preços começarem a cair nos carros mais antigos e continuarão a cair em 2023”, disse Ryan à Forbes Wheels. A principal razão? Os consumidores simplesmente não estavam dispostos a pagar tanto quanto os revendedores pediam. “Parte do declínio se deve à incerteza econômica, mas é principalmente a resistência do consumidor a esses preços”. Os dados da Copilot dizem que os preços dos carros de quatro a sete anos caíram 13% desde janeiro, e os carros de oito a treze anos caíram em porcentagem semelhante desde abril.

Carros mais novos, no entanto, enfrentam muito mais pressão. Grandes cortes de produção durante a pandemia e um grande declínio na locação de veículos novos desde 2020 significam que há menos deles, o que manterá os preços altos.

Enquanto isso, acrescenta Ryan, a oferta de novos veículos começou a melhorar rapidamente em setembro e ele espera que isso continue em 2023. Embora as montadoras tenham falado sobre limitar a produção e, portanto, incentivos para novos veículos, uma vez que os suprimentos estejam fluindo, ele sente que será improvável. para conter a produção. O resultado pode ser acordos de financiamento atraentes para novos veículos de 2023, enquanto os modelos de 2020 a 2022 ainda são caros. “É melhor comprar um carro um pouco mais velho do que um quase novo”, acrescenta.

O aumento das taxas de juros também é um fator, diz Ryan, mas com os prazos de empréstimo agora em média de cinco a sete anos, é um problema menor do que o suprimento básico. Também poderia tornar os veículos novos mais atraentes, uma vez que geralmente se qualificam para as taxas mais baixas, mesmo que todas as taxas sejam mais altas.

Embora Ryan ache que as condições “normais” provavelmente não retornarão até 2026, os preços mais baixos no segmento mais antigo do mercado são boas notícias para muitos compradores. O fato de os carros serem tão bem feitos agora (a idade média dos veículos na estrada é de 12,2 anos de acordo com a IHS Markit) também significa que comprar carros mais antigos é menos arriscado. Notavelmente, Honda e Acura estenderam seus programas certificados de segunda mão para veículos de até 10 anos este ano.

Ao compilar nossa lista dos melhores carros usados ​​abaixo de US$ 10.000 para 2022, descobrimos que muitos dos carros em nossa lista dos melhores carros usados ​​de US$ 5.000 para 2021 agora estavam sendo vendidos na faixa de US$ 7.000 a US$ 9.000. Para encontrar modelos adequados de US$ 10.000, tivemos que pesquisar desde 1999. Ao compilar nossa atualização para os melhores carros de US$ 15.000 para 2023, já estamos vendo uma moderação considerável nos preços dos veículos usados.

Em nenhum lugar a queda nos preços dos carros usados ​​foi ilustrada de forma mais dramática do que o declínio da Carvana, varejista on-line de carros usados. Apenas 16 meses atrás, o preço de suas ações era de US$ 360, esta semana era inferior a US$ 5. A ascensão meteórica de Carvana foi um caso de “hora certa, lugar certo e produto certo”. Os compradores de carros raramente adoram a experiência da concessionária, e os bloqueios da Covid-19 de 2020 tornaram a experiência convencional na loja muito mais difícil.

As concessionárias convencionais estavam lentamente adotando um modelo mais centrado na internet em 2019, mas já sabiam quantos clientes preferem encomendar um carro online, mesmo que ainda queiram fazer um test drive.

O modelo de vendas on-line da Tesla não apenas provou que tais transações poderiam ser realizadas, mesmo que isso significasse batalhas legais com certos estados, mas também provou que os clientes realmente gostam de comprar carros dessa maneira. Notavelmente, Lucid, Rivian e VinFast seguiram o exemplo de Tesla.

Mesmo antes dos bloqueios, algumas concessionárias começaram a adicionar mais componentes digitais aos seus processos de vendas, incluindo algumas que criaram portais de ponta a ponta. Isso logo se estendeu às grandes redes varejistas, como a Sonic Automotive. Após a Covid-19, a adoção dessas práticas se espalhou rapidamente. “A pandemia forçou os revendedores a adotar e se envolver em canais digitais”, disse Jody Stidham, diretor administrativo da consultoria Deloitte à Forbes Wheels em 2021. Não muito tempo depois, os OEMs começaram a responder com seus próprios portais digitais.

Neste verão, o CEO da Ford, Jim Farley, anunciou na reunião anual de acionistas da montadora que a marca venderia todos os seus produtos elétricos online e que todos eles teriam preços não negociáveis ​​e sem pechinchas. Os revendedores poderiam se recusar a participar dessa ideia, mas também perderiam a capacidade de vender produtos elétricos em 1º de janeiro de 2024.

Uma grande mudança na forma como as concessionárias da Ford trabalham há mais de um século, muitos na indústria esperavam uma reação significativa, mas no final de novembro Farley anunciou que 1.920 das 2.968 concessionárias da Ford nos EUA concordaram com o plano até agora.

Na reunião de acionistas de junho, Farley falou sobre as vantagens para a Ford, ou seja, que a Tesla tem uma vantagem de custo de US$ 2.000 na distribuição de carros e como o plano reduziria essa lacuna. Mas também significará um processo muito mais simplificado e fácil para os compradores de carros.

O CEO da GM, Mark Reuss, anunciou um plano menos ambicioso para centros regionais de distribuição de veículos elétricos em novembro, com o objetivo de reduzir custos e complexidade, mas tal movimento também reduz a alavancagem de preços de um revendedor. A Volvo também lançou um plano para vender EVs online com preços sem pechinchas.

Embora os problemas contínuos da cadeia de suprimentos tenham atrasado alguns modelos, um conjunto de mudanças sérias está no horizonte, e três deles são da Coréia do Sul. Acreditamos que estes serão os veículos mais importantes a chegar no próximo ano. Embora alguns carros movidos a gasolina muito bons cheguem ao mercado em breve, incluindo o delicioso BMW M2 e o bacana Alfa-Romeo Tonale, os veículos que achamos que terão mais influência são elétricos.