Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que contabilizou 1.576.960 automóveis de passeio emplacados em 2022, ante 1.557.908 em 2021, o que corresponde a uma alta de 1,22%.
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“O resultado foi ótimo, consideradas as dificuldades enfrentadas pelo setor ao longo de 2022, lembrando que, no início do ano passado, a crise de abastecimento ainda afetava muito a disponibilidade de veículos novos, houve severos impactos da guerra na Europa, com o aumento dos preços dos combustíveis, crise logística, entre outras consequências, causando muitas incertezas nos compradores. No decorrer de 2022, porém, o mercado se ajustou e o setor reverteu a queda inicial. O resultado só não foi melhor porque tivemos períodos que impactaram no movimento de público nas concessionárias, como foi o caso da Copa do Mundo”, analisa Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
Considerando todo o mercado – o que inclui também comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários –, o volume salta para 3.667.367, um incremento de 4,88% sobre os 3.496.838 licenciamentos de 2021.
Além do 320i, a BMW levou mais dois modelos para o ranking dos dez mais vendidos. Embora na segunda posição, o X1 teve apenas 28 unidades vendidas em dezembro, depois de ter apenas 74 emplacamentos em novembro – o que revela a entressafra entre a atual e a nova geração, que estreará por aqui neste ano. Já o X3 acaba de expandir sua oferta com uma versão elétrica.
Principais novidades da Audi em 2022, Q3 (que voltou a ser produzido no Brasil) e Q5 (que ganhou versão híbrida) também aparecem entre os dez mais vendidos de 2022:
BMW Série 3: 5.547
BMW X1: 3.479
Volvo XC60: 1.882
Audi Q3: 1.623
Audi Q5: 1.575
BMW X3: 1.112
Mercedes-Benz Classe C: 1.092
Porsche Macan: 1.084