Como é a nova “ambulância” de 700 cv da Fórmula 1

4 de março de 2023

Aston Martin DBX707 F1 Medical Car

Foto: divulgação

Aston Martin DBX707 F1 Medical Car

Antes da abertura da temporada, neste fim de semana no Bahrein, a Fórmula 1 anunciou um novo carro médico, o Aston Martin DBX707. SUV mais potente do mundo, o DBX707 é uma versão atualizada do DBX padrão, que foi usado na temporada de 2022.

Embora não seja nada lento, o DBX é completamente superado por seu irmão DBX707, graças ao último produzir 707 cv (daí o sobrenome) e atingir 100 km/h em apenas 3,1 segundos – o modelo “convencional” produz 558 cv leva 4,5 segundos para chegar aos 100 km/h. Toda essa potência é produzida por um motor V8 biturbo de 4 litros.

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A velocidade máxima do DBX707 é de 310 km/h, acima dos 290 km/h do DBX – e não muito atrás dos próprios carros de Fórmula 1. Com a tarefa de transportar médicos para o local de um eventual acidente, uma abundância de energia está naturalmente no topo da lista de itens essenciais do carro médico.

Foto: divulgação

Aston Martin DBX707 F1 Medical Car

A Aston Martin diz que o carro foi modificado para suas funções na pista. Essas modificações incluem a adição de extintores de incêndio, bolsas médicas e um desfibrilador. O DBX707 também é equipado com assentos de corrida equipados com cintos de seis pontos – aprovados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) –, acesso ao sistema de comunicação usado pelo controle de corrida (que inclui ver imagens de TV ao vivo) e dados biométricos dos pilotos.

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Aston Martin DBX707 F1 Medical Car

Outras alterações incluem uma barra de luz no teto e pintura com a marca da F-1. Como na temporada passada, a Aston Martin continuará a fornecer o Safety Car, no caso um Vantage especialmente modificado.

Foto: divulgação

Aston Martin DBX707 Medical Car ao lado do Safety Car Vantage

Roberto Fedeli, diretor de tecnologia da Aston Martin, disse: “o DBX707 é o veículo perfeito para o papel crítico de carro médico oficial da FIA na Fórmula 1, fornecendo o desempenho e a potência necessários para os maiores circuitos de corrida do mundo, além da flexibilidade e do espaço exigidos pelos oficiais e médicos do esporte. Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com a Fórmula 1 e a FIA nesta temporada”.

A temporada de 2023 da Fórmula 1 começa neste fim de semana, no Bahrein.

 

*Alistair Charlton é um jornalista automotivo e de tecnologia que escreve para a Wired UK e a para a BBC e tem uma paixão de longa data por tudo sobre quatro rodas.

(Traduzido por Rodrigo Mora).