A terceira maior montadora do Japão em vendas está procurando um parceiro fora do setor automotivo para desenvolver software que conecte veículos à internet, disseram duas fontes envolvidas nas discussões sem dar detalhes. Isso resolveria uma fraqueza da Nissan à medida que a empresa tenta tornar seus carros “mais inteligentes e conectados”, disse uma das fontes.
Leia mais: Nissan e Renault esperam finalizar reforma da aliança em abril
A montadora também está trabalhando em uma estratégia própria para veículos elétricos para os mercados norte-americanos e asiáticos, disseram as fontes.
O conselho de administração da Nissan se reuniu nesta semana para discutir um reequilíbrio que fará com que a Renault reduza sua participação na Nissan de 43% para 15%, igualando o tamanho da participação da montadora japonesa no grupo francês. Com isso, a Nissan terá direitos recíprocos de voto na aliança.
Sob a nova aliança, a ser finalizada até meados do ano, a Nissan também investirá no nova divisão de veículos elétricos da montadora francesa, Ampere.
Embora a Nissan tenha economias na aquisição compartilhada de peças com a Renault, o grupo japonês não tem planos de fornecer suporte de engenharia à Ampere, disseram duas das fontes.
A Nissan também não tem planos de fornecer sua tecnologia híbrida e-Power para uma joint venture que a Renault tem com a chinesa Geely e a Saudi Aramco, focada em motores a gasolina, disseram duas das fontes.
A estratégia de “fazer sozinha” está moldando um plano de longo prazo da Nissan que pode ser anunciado até o final do ano, com foco em melhorias no desempenho operacional, eletrificação e software que permitam recursos de “carros conectados” e direção autônoma, disse uma das fontes.
Em uma declaração conjunta à Reuters, Nissan e Renault disseram que estão trabalhando em direção aos termos finais da parceria que os tornarão a aliança mais competitiva. As empresas também disseram que planejam detalhar os já anunciados projetos de cooperação para Índia e América Latina.