A filosofia japonesa de encantar um cliente não é nova. Aliás, quando falamos em luxo em um utilitário esportivo, a Lexus é pioneira. Este conceito foi incorporado ao portfólio da marca há 25 anos, quando o modelo RX 300 foi apresentado nos Estados Unidos em 1998, ainda nos primeiros anos da divisão de luxo do Grupo Toyota.
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Neste palco, que talvez fosse mais apropriado para um sedã esportivo, o SUV de luxo mostrou que também se sai bem quando o assunto é esportividade, mas sem abrir mão do requinte a bordo, como aliás um exigente cliente deve esperar em sua versão F-Sport com preço sugerido de R$ 564.990.
Os assentos permitem uma ligação mais profunda e intuitiva entre o automóvel e o condutor, proporcionando uma dirigibilidade emocionante. A cabine é espaçosa e confortável, tanto para quem está dirigindo quanto para os passageiros. Mas não pense que isso acaba com o prazer de dirigir – pelo contrário, o Lexus tem respostas rápidas e uma agilidade nas curvas impressionante para um carro com dimensões de um SUV.
A atenção aos detalhes também se faz presente no “cockpit”: o acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão. O painel e console central inclui itens de alumínio (como as pedaleiras) que deixam o visual ainda mais sofisticado e esportivo.
Conforto, Controle e Confiança
A Lexus tem uma particularidade como emprega: a alta retenção de seus clientes, o que mostra que a filosofia omotenashi está dando certo. Muitos deles acabam vindo da “marca mãe”, a Toyota. Para isso, o desafio dos engenheiros em cada novo modelo é criar um carro divertido de dirigir (“fun to drive”) e que, ao mesmo tempo, esteja na filosofia “Lexus Driving Signature”, baseada nos pilares de Conforto, Controle e Confiança.
Nas voltas que percorremos no veloz circuito Panamericano, pudemos sentir bem a atuação do novo sistema de tração DIRECT4 nas quatro rodas que entrega melhor dirigibilidade e respostas precisas durante aceleração e frenagem, além de mais estabilidade e conforto.
O novo RX 500h F-Sport maximiza a aderência das rodas dianteiras e traseiras e conta também com o DRS (Direção traseira dinâmica).
O sistema usa dados como esterço do volante e velocidade para determinar o ângulo de direção ideal para as rodas traseiras. Em velocidades abaixo de 80 km/h, as rodas dianteiras e traseiras giram em direções opostas; acima dessa velocidade, eles giram na mesma direção, proporcionando melhor controle, precisão e estabilidade.
O DRS pode ser bem útil também para sair de uma vaga mais apertada, por exemplo, conseguindo ampliar o espaço de manobra em até um metro (parece pouco, mas numa garagem mais antiga, pode fazer toda diferença).
Esportividade
Assim como seus concorrentes híbridos, o RX 500h traz “o melhor dos dois mundos” quando o assunto é motorização. Ele é equipado com o propulsor a combustão turbo de 2,4 litros com quatro cilindros e também com dois motores elétricos, que somados entregam potência de 371 cv e torque de 46 kgfm.
O SUV de luxo ainda é equipado com transmissão Hybrid Transaxle otimizada de seis marchas, que proporciona acelerações mais lineares e permite maior eficiência no consumo de combustível. São quatro modos de condução: Normal, ECO, Sport e Custom (personalizado).
Design, sofisticação e segurança
Para o design exterior, a Lexus criou uma identidade única, com uma nova grade que proporciona uma ampla funcionalidade de refrigeração com um estilo que dá a sensação de robustez ao veículo.
O novo RX 500h conta ainda com função DRL em formato de “L”, que comunica a identidade visual da marca, remetendo ao logo da companhia. A assinatura Lexus também está presente centralizada na tampa do porta-malas, que tem capacidade para 612 litros. A coluna “C” tem um caimento em estilo cupê, dando um efeito maior de esportividade.
O novo RX 500h chega ao Brasil em seis cores: Branco Super Nova, Azul Olimpio, Prata Iridium, Cinza Cromo, Bronze e Preto Grafite. Para o interior, estão disponíveis duas cores: “Preto F-Sport” e “Granada F-Sport”. Os principais concorrentes no segmento são as versões topo de linha de SUV híbridos de marcas como Volvo, Audi e BMW.
A aposta da Lexus é que, ao servir bem e tratar seu cliente de forma tão cuidadosa, o novo RX 500h que chega ao Brasil ocupará este espaço para seu cliente que busca o melhor dos dois mundos: um SUV luxuoso e, ao mesmo tempo, híbrido e esportivo.