Quanto às dimensões, o Polestar 4 é surpreendentemente próximo ao 3, mas na verdade está em uma arquitetura totalmente diferente. Comparado ao 3, o 4 é cerca de 6,1 centímetros mais curto no geral, mas tem pouco mais de 1,3 cm a mais de distância entre-eixos. Também é um pouco mais largo e mais baixo.
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Os designers da Polestar analisaram isso e decidiram: por que se preocupar com o vidro traseiro? Assim, a tampa traseira do Polestar 4 é completamente sólida, sem janela. Além de eliminar algo que não fornecia muita utilidade real, isso também elimina a necessidade de instalar um limpador traseiro, o que melhora a aerodinâmica, reduz o peso e a complexidade e é uma coisa a menos para quebrar.
No lugar do vidro traseiro, o Polestar 4 ganha um sistema de retrovisores com câmera traseira, recurso cada vez mais comum, mas obrigatório neste veículo. Embora a falta de vidro traseiro possa parecer que deixaria os passageiros do banco traseiro meio que soterrados, o vidro lateral se estende até os encostos de cabeça traseiros e um painel de teto de vidro completo é padrão. Opcional no telhado de vidro é um revestimento eletrocrômico que pode variar a opacidade se estiver muito ensolarado.
Enquanto o Polestar 3 manteve um pouco do estilo de nariz arredondado do Polestar 2, o Polestar 4 é o primeiro modelo de produção da marca a lançar o visual mais nítido que estreou no conceito Precept há alguns anos e será estampado nos futuros modelos da fabricante. Entre as mudanças visuais estão a separação das partes superior e inferior do que a Polestar está chamando de faróis dianteiros de lâmina dupla, mas são claramente transportados do visual de “martelo de Thor” dos Volvos.
Um dos desafios da reciclagem de componentes internos de veículos é que muitos deles são compostos de várias camadas de materiais diferentes que não são facilmente separados. Para o Polestar 4, os engenheiros contam com um único material de base para todas as camadas – portanto nenhuma separação é necessária.
O Polestar 4 estará disponível com configurações de motor simples ou duplo, usando uma bateria de 102 kWh na nova plataforma (SEA) desenvolvida pela Geely. As variantes de motor duplo produzirão 544 cv; com um motor, o Polestar 4 terá 272 cv e alcance de 480 quilômetros.
Destaque para o Supervision, painel de instrumentos de 10,2 polegadas que emula um ambiente virtual com os outros usuários da estrada ao redor do carro, juntamente com as informações usuais do veículo, como velocidade, estado de carga da bateria e autonomia
Sam Abuelsamid passou a vida adulta trabalhando na indústria automotiva. Depois de se formar em engenharia mecânica, trabalhou os 17 anos seguintes em sistemas autônomos. Desde 2014 é analista principal da Navigant Research, cobrindo combustíveis alternativos, tecnologias avançadas de direção e veículos conectados. Também é co-apresentador do podcast Wheel Bearings.
(Traduzido por Rodrigo Mora).